Clássicos do Vestibular: A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós

Pulicado em 1901, um ano após a morte de seu autor, o romance A Cidade e as Serras é considerada por muitos a obra prima do escritor português Eça de Queirós (1845 – 1900).  O livro surgiu da ideia central do conto “Civilização”, de 1892, nesse sentido, o autor faz duras críticas aos males da ultra civilização. Por outro lado, a obra conta com o enaltecimento da natureza.

Enredo e características da obra

Com foco narrativo em primeira pessoa, A Cidade e as Serras conta com um narrador personagem, José Fernandes. O narrador é amigo de Jacinto de Tormes, protagonista da história. No entanto, José é um personagem secundário, de modo que a narrativa dele não se mistura com o personagem central.

Na obra, Eça de Queirós usa a figura de Jacinto para criticar o estilo de vida da elite portuguesa. O rapaz leva uma vida de estilo afrancesado, nesse sentido, sua postura é de enaltecer o progresso urbano e industrial. Jacinto vive cercado de aparelhos tecnológicos e acredita que a felicidade do homem só é completa se ele for “superiormente civilizado”.

De tal modo, Jacinto acaba por se afastar das raízes culturais de Portugal e, por ter boa condição financeira, tem tudo ao seu alcance. No período da faculdade, Jacinto recebe de José o apelido de “Príncipe da Grã-Ventura” por sempre conseguir tudo o que queria.

O enredo tem uma reviravolta quando Jacinto precisa ir até a pequena cidade de Tormes ao receber a notícia de que os túmulos de seus antepassados haviam sido arrastados em razão de um deslizamento. Assim, Jacinto acaba por se deparar com uma cidade simples e repleta de pobreza.

Ao analisar situação tão díspar da sua, ele decide levar a modernidade à cidade por meio de aparelhos como o telefone, por exemplo. Ao mesmo tempo, o personagem se reconecta com a sua cultura e com as suas raízes. Há aí o encontro do equilíbrio. Em suma, a obra mostra a trajetória do português se reencontrando com o seu lugar, onde decide ficar, casa com Joaninha, mulher de natureza simples, e tem filhos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Leia também Mapa mental: O que é e como criar.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.