Ciências sociais: Entenda o Complexo de Édipo

Sigmund Freud cunhou o termo Complexo de Édipo para descrever a rivalidade que uma criança desenvolve com seu pai do mesmo sexo pelas atenções sexuais de seu pai do sexo oposto. É uma das ideias mais conhecidas, mas controversas, de Freud. O médico detalhou o Complexo de Édipo como parte de sua teoria de desenvolvimento do estágio psicossexual.

Origens

O complexo de Édipo foi esboçado pela primeira vez em A Interpretação dos Sonhos, de Freud, em 1899, mas ele não rotulou o conceito até 1910. O complexo recebeu o nome do personagem-título de Édipo Rex de Sófocles.

Nessa tragédia grega, Édipo é abandonado por seus pais ainda bebê. Então, já adulto, Édipo sem saber mata o pai e se casa com a mãe.

Freud sentiu que a falta de consciência de Édipo de sua situação era muito parecida com a de uma criança, porque o desejo sexual de uma criança por seus pais do sexo oposto e a agressão e inveja de seus pais do mesmo sexo são inconscientes.

Freud teve mais sucesso em desenvolver suas ideias sobre o complexo nos meninos do que nas meninas.

Desenvolvimento do Complexo de Édipo

O Complexo de Édipo se desenvolve durante o estágio Fálico dos estágios psicossexuais de Freud, que ocorre entre as idades de 3 e 5 anos. Nessa época, o menino começa a desejar inconscientemente sua mãe. No entanto, ele logo aprende que não pode agir de acordo com seus desejos. Ao mesmo tempo, percebe que seu pai recebe de sua mãe o carinho que ele tanto cobiça, causando ciúme e rivalidade.

Embora o menino fantasie sobre desafiar seu pai, ele sabe que não poderia fazer isso na vida real. Além disso, o menino fica confuso com seus sentimentos conflitantes em relação ao pai, embora tenha inveja de seu pai, ele também o ama e precisa dele. Além disso, o menino desenvolve ansiedade de castração, uma preocupação de que o pai o castrará como punição por seus sentimentos.

Resolução do Complexo de Édipo

menino usa uma série de mecanismos de defesa para resolver o Complexo de Édipo. Ele usa a repressão para relegar ao inconsciente seus sentimentos incestuosos em relação à mãe. Ele também reprime seus sentimentos de rivalidade em relação ao pai identificando-se com ele. Ao considerar o pai um modelo, o menino não precisa mais lutar contra ele. Em vez disso, ele aprende com ele e se torna mais parecido com ele.

É nesse ponto que o menino desenvolve um superego, a consciência da personalidade. O superego adota os valores dos pais do menino e de outras figuras de autoridade, o que dá à criança um mecanismo interno de proteção contra impulsos e ações inadequadas.

Em cada estágio da teoria do desenvolvimento de Freud, as crianças devem resolver um conflito central para avançar para o próximo estágio. Se a criança não fizer isso, ela não desenvolverá uma personalidade adulta saudável. Assim, o menino deve resolver o Complexo de Édipo durante o estágio Fálico. Se isso não acontecer, na idade adulta o menino passará por dificuldades nas áreas de competição e amor.

No caso de competição, o adulto pode aplicar sua experiência de rivalidade com o pai a outros homens, fazendo-o sentir-se apreensivo e culpado por competir com eles. No caso do amor, o homem pode se tornar obcecado pela mãe, procurando inadvertidamente outras pessoas significativas que se assemelhem a sua mãe.

E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de ler também – 5 dicas baseadas na psicologia para se concentrar nos estudos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.