Ciência: Por que você deve lavar as mãos

Estima-se que haja 1.500 bactérias por centímetro quadrado de pele em sua mão. Uma das melhores maneiras de prevenir doenças relacionadas a bactérias e outras doenças infecciosas é lavar as mãos com água e sabão.

Embora quase todo mundo já tenha ouvido essa mensagem, estudos mostram que as pessoas ainda não estão lavando as mãos da maneira certa. Na verdade, a lavagem por si só não é suficiente para evitar a propagação de bactérias e outros germes.

Logo após a lavagem, você também deve secar bem as mãos com uma toalha limpa ou secador de ar. Aprender bons hábitos de higiene das mãos é essencial para reduzir a propagação de germes.

Os germes estão em toda parte

Os germes, como bactérias e vírus, são microscópicos e não são facilmente visíveis a olho nu. Só porque você não pode vê-los, não significa que eles não estejam lá.

Na verdade, algumas bactérias vivem em sua pele e algumas vivem mesmo dentro de você. Os germes geralmente residem em objetos do dia-a-dia, como telefones celulares, carrinhos de compras e sua escova de dentes.

Eles podem ser transferidos de objetos contaminados para suas mãos quando você os toca. Algumas das formas mais comuns de transferência de germes para as mãos são manipulando carne crua, usando o banheiro ou trocando fraldas, tossindo ou espirrando e após o contato com animais de estimação.

Bactérias patogênicas, vírus, fungos e outros germes causam doenças em humanos. Esses germes obtêm acesso ao corpo à medida que são transferidos de pessoa para pessoa ou a partir do contato com superfícies contaminadas.

Uma vez dentro do corpo, os germes evitam o sistema imunológico do corpo e são capazes de produzir toxinas que o deixam doente. As causas mais comuns de doenças transmitidas por alimentos e intoxicações alimentares são bactérias, vírus e parasitas. As reações a esses germes (alguns dos quais estão listados abaixo) podem variar de um leve desconforto gástrico e diarreia até a morte.

  • MRSA  – um tipo de  superbactéria que pode causar infecções graves e é difícil de tratar devido à sua resistência aos  antibióticos.
  • Clostridium difficile – bactéria resistente a antibióticos que pode causar diarreia grave e dores de estômago.
  • E. coli – cepas patogênicas dessas bactérias causam doenças intestinais, infecções do trato urinário e meningite.
  • Salmonella – causa a doença salmonelose, que resulta em náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.

Como lavar as mãos evita a propagação de germes

Lavar e secar as mãos de maneira adequada é o método mais eficaz de prevenir a propagação de doenças, pois remove a sujeira e os germes que podem se espalhar para outras pessoas e ajuda a manter limpo o ambiente ao seu redor.

De acordo com o CDC, lavar e secar adequadamente as mãos reduz em 33% o risco de adoecer com diarreia. Também reduz o risco de contrair doenças respiratórias em até 20%.

Ter as mãos limpas é importante porque as pessoas costumam usar as mãos para tocar os olhos, nariz e boca. O contato com essas áreas dá aos germes, como o vírus da gripe, acesso ao interior do corpo, onde podem causar doenças e também disseminar  infecções na pele e nos olhos.

Você deve sempre lavar as mãos após tocar em qualquer coisa que possa estar suja ou com alta probabilidade de estar contaminada com germes, como carne crua, e após usar o banheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.