Cerrado: Clima, vegetação, fauna e desmatamento

O segundo maior bioma do Brasil em extensão é o Cerrado, também denominado como a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

Trata-se de um tema cotado para vestibulares e pro Enem, justamente por esses fatores. Por isso, vale muito a pena ficar ligado nesse assunto.

Localização de Cerrado

O Cerrado se localiza nos estados do Amapá, Rondônia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, assim como na Bahia.

Além disso, ele faz parte das três maiores bacias hidrográficas da continente (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata). O que contribui para sua biodiversidade.

Clima e vegetação

O clima predominante na região do Cerrado é o tropical sazonal, ou seja, a região é contemplada por um clima quente com períodos de chuva e de seca.

A maioria da sua vegetação se caracteriza por se assemelhar à savana, com árvores de pequeno porte, esparsas com troncos retorcidos, raízes grandes, folhas grossas, arbustos, assim como gramíneas.

Por possuir uma extensa área, o bioma apresenta diversas mudanças em seu ecossistema. Desse modo, pode se classificar os ecossistemas como:

  • Cerradão
  • Campestre
  • Rupestre
  • Cerrado
  • Típico
  • Matas
  • Campo limpo de cerrado
  • Cerrado de várzeas
  • Cerrado veredas

Fauna e Flora

Considerado como a maior savana do mundo em biodiversidade o Cerrado está presente em boa parte do território brasileiro, aproximadamente 2 milhões de km².

Em decorrência disso, o bioma possui uma rica fauna e flora em razão dos ecossistemas que o compõe, contemplado por um habitat de diversas espécies de animais.

Por isso, ele sofre diretamente com o tráfico de animais.

Desmatamento

Assim como outros biomas brasileiros, também sofre com o desmatamento, sobretudo os ocasionados pela agricultura.

O bioma tem conservado somente 20% da sua área, e por isso, passa por um processo de descaracterização, isto é, ele vem sendo ocupado por extensas pastagens de gado, assim como de soja, algodão, cana, eucalipto, entre outros.

Vale frisar, o Cerrado é atingido em cheio pelo enorme processo de urbanização. Além disso, a caça ilegal, o tráfico de animais, as queimadas, acabam pondo em cheque o habitat de várias espécies, podendo levar a sua extinção.


E então, gostou de conhecer mais sobre o cerrado? Estude o tema para ir bem no Enem e vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.