Catação: Entenda como funciona o processo

A catação é um dos métodos de separação de mistura mais simples da química. Trata-se de um procedimento muitas vezes utilizado no dia-a-dia de muitas pessoas e que elas não sabem. 

Afinal, por meio da catação conseguimos realizar a separação de vários componentes de uma mistura. 

Todavia, na química existem vários métodos de separação de misturas, sejam elas homogêneas ou heterogêneas. 

Afinal, a natureza possui diversos tipos de misturas, em um exemplo bem simples podemos citar o ar que respiramos como mistura homogênea e a areia como mistura heterogênea. 

Em síntese, as misturas homogêneas possuem apenas uma fase “monofásica”. Já as heterogêneas apresentam duas ou mais fases “polifásicas”. 

O processo de catação poderá surgir em questões de vestibulares e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso, acompanhe o post e saiba mais sobre!

Catação como ela funciona

A catação compreende o processo de separação de substâncias sólidas de outras substâncias sólidas, realizada de maneira manual. 

Para realizar o procedimento, utiliza-se apenas a mão ou algum instrumento, na maioria das vezes uma colher ou pinça. 

Um exemplo simples de catação é a separação do lixo. Ou seja, ela acaba sendo utilizada pelos catadores de material reciclável nas ruas ou lixões separando os resíduos sólidos para posteriormente reciclá-los. 

No dia-a-dia em casa também utilizamos a catação no preparo de alimentos. Por exemplo, quando realiza-se a separação de sujeira dos grãos de arroz, feijão, grão de bico, entre outros, antes da preparação para consumo. 

Todavia, outro método pode ser utilizado na separação dos grãos, como por exemplo a ventilação. 

Por meio dela os grãos são colocados em uma peneira para serem sacudidos em todas as direções. Desse modo, a substância menos densa acaba levada pela corrente de ar. 

Trata-se de um método de ventilação manual, tendo em vista que atualmente existem máquinas que realizam esse processo de maneira rápida e em quantidades muito maiores. 

Por fim, a catação surgiu como um dos métodos mais simples e antigos na separação de misturas. Contudo, existem outros métodos como:

  • Misturas homogêneas e heterogêneas
  • Separação de Misturas
  • Materiais utilizados no laboratório de Química
  • Centrifugação
  • Decantação
  • Cromatografia
  • Filtração
  • Flotação
  • Levigação, Ventilação e Peneiração
  • Separação Magnética

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a catação?

Não deixe de ler também – Biologia: Entenda o que é a Eutrofização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.