Cartas de apresentação: Faculdades brasileiras aderem à tradição do exterior

Aqui no Brasil, apesar de não ser algo muito disseminado ainda, algumas faculdades têm aderido à tendência das cartas de intenção

Cartas de apresentação são bem tradicionais em faculdades americanas e de outros lugares do exterior. Elas são como um adendo ao processo de admissão para o curso requisitado, mostrando suas qualidades pessoais e possíveis contribuições sociais.

Lá fora é comum não selecionar os candidatos a cursos superiores somente pelas notas. Por isso recorrem às conhecidas cartas, que podem ser chamadas de intenção ou de motivação.

Aqui no Brasil, apesar de não ser algo muito disseminado ainda, algumas faculdades têm aderido à tendência. E é bom ficar de olho nisso, pois, além do vestibular ou da nota do ENEM que a instituição possa pedir, será necessário que você apresente um documento falando o porquê merece ser aprovado. É um modelo de seleção mais amplo e humanizado também.

Motivos para pedirem cartas de apresentação

Lá fora as faculdades levam a sério as cartas de apresentação dos futuros alunos e é recíproco. Em filmes americanos, por exemplo, você pode ver os estudantes fazendo seus testes para tentar uma boa nota e depois preparando a sua cartão de intenção. Só depois que eles recebem uma correspondência se foram aprovados ou não.

Nessa carta é evidenciado o histórico de realizações na vida do estudante, podendo ser até mesmo conquistas pessoais, além de fatos importantes de sua vida, seus gostos, ideias sobre temas relevantes para a sociedade e interesses após a sua formação na graduação.

Também é bom explicitar sua visão de futuro e qual é o seu papel na comunidade em que vive.

Ter participado de ações voluntárias é algo extremamente benéfico para a aprovação em faculdades que pedem cartas de apresentação. Outros tipos de atividades extracurriculares contam pontos.

Faculdades brasileira que adotaram as cartas de apresentação

Como falamos anteriormente, as cartas de apresentação não são uma unanimidade nas faculdades brasileiras, mas algumas instituições têm escolhido o método como forma de adesão de novos alunos, agregando ao vestibular.

É o caso da Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Insper, assim como Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. As três escolas de ensino superior, todas da cidade de São Paulo, são particulares e consideradas de alto padrão.

Mas engana-se quem pensa que é uma tática somente para cursos privados. A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), por exemplo, é uma das instituições públicas que hoje tem as cartas de apresentação como auxiliares no preenchimento de vagas remanescentes.

PUC pode ajudar durante a pandemia

Muitas faculdades decidiram adaptar seus vestibulares de inverno por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

A PUC-Campinas, por exemplo, decidiu que a entrega de cartas de apresentação são uma das opções para a avaliação de seus candidatos nesse segundo semestre.

Segundo a faculdade privada, essa será apenas uma modalidade, voltada para os participantes que optarem por não usar a nota do ENEM como processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.