Camada de Ozônio: 3 tópicos para entendê-la

A Camada de Ozônio tornou-se tema recorrente em pautas governamentais devido aos problemas ambientais que o mundo enfrenta, sobretudo nas últimas décadas. 

O tema tornou-se recorrente em provas de vestibulares, concursos e Enem. Afinal, sua preservação é fundamental para a manutenção da vida na Terra. 

Por isso, selecionamos três tópicos importantes para você entender como ela funciona e a sua importância, acompanhe! 

3 tópicos para entender a Camada de Ozônio

Veja três tópicos importantes para entender a Camada de Ozônio e preparar-se para avaliações:

O que é?

A Camada de Ozônio nada mais é que a aglomeração do gás ozônio na atmosfera. Aliás, trata-se de um gás azulado que fica concentrado na estratosfera. 

Ou seja, entre 10 e 35 quilômetros de altitude, e uma espessidão de cerca de 10 quilômetros. 

Além disso, a Camada de Ozônio é um elemento fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Pois sua concentração é responsável por filtrar boa parte da radiação de raios ultravioletas que recebemos. 

Como ela é formada?

O ozônio surge por conta da radiação UV. Isto é, ele fica agrupado na atmosfera. Além disso, as moléculas de oxigênio (O2) ficam na atmosfera. 

Em certo momento, as moléculas de oxigênio vão recebendo radiação e por consequência se quebram. As moléculas quebradas tornam-se instáveis e começam a rodear a molécula de oxigênio. 

Por conta disso, as moléculas instáveis se unem à molécula de O2, formando dessa forma o ozônio (O3). 

No entanto, diversos professores alertam que no meio do processo podem acontecer outros acontecimentos, como por exemplo a formação de uma nova molécula de oxigênio. Contudo, o mecanismo de formação do ozônio é basicamente este. 

Qual o problema então?

Estudos realizados no final do século XX, demonstraram que estavam formando buracos na Camada de Ozônio. Além disso, a Antártica estava com pouquíssima concentração de O3. 

Desse modo, especialistas relatam que a principal explicação se dá por conta da concentração de CFCs “Compostos de cloro, flúor e carbono”, usado principalmente na produção de spray, podendo estar contribuindo diretamente para esse acontecimento. 

Ou seja, quando os gases são liberados na atmosfera, eles tendem a continuar na Camada de Ozônio, descaracterizando as moléculas de O3.

Afinal, elas são estáveis e realizam ligações catalíticas. Vale dizer, que elas duram até 150 anos no planeta. Ou seja, torna-se um enorme problema, pois contribui para a redução de ozônio em vários locais da Terra. 

Além desse motivo, os cientistas também relatam que fatores como: Resfriamento e Aquecimento do Planeta e lançamento de gases oriundos de atividades vulcânicas, podem corroborar para o aparecimento desses buracos. 

Por isso, o planeta acaba recebendo maior quantidade de raios ultravioleta, fator que pode gerar diversas doenças, além disso altera a temperatura da Terra, ocasionando diversas consequências. 

E então, gostou de saber mais sobre a Camada de Ozônio?

Não deixe de ler também – Camadas da Atmosfera: Conheça todas elas

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.