Biologia: Os 4 tipos de vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos consistem em redes intrincadas de tubos ocos que transportam o sangue por todo o corpo. Fazendo esse trajeto, o sangue fornece nutrientes valiosos, assim como remove os resíduos das células.

A saber, esses tubos são construídos de camadas de tecido conjuntivo e músculo com uma camada interna formada por células endoteliais.

Em capilares e sinusóides, o endotélio compreende a maior parte do vaso. O endotélio dos vasos sanguíneos tem continuação com o revestimento interno do tecido de órgãos como cérebro, pulmões, pele e coração. No coração, essa camada interna é chamada de endocárdio.

Tipos de vasos sanguíneos

Existem quatro tipos principais de vasos sanguíneos, cada um desempenhando seu próprio papel:

  • Artérias: são vasos elásticos que transportam o sangue para longe do coração. As artérias pulmonares transportam sangue do coração para os pulmões, onde o oxigênio é captado pelos glóbulos vermelhos. A saber, as artérias sistêmicas transportam sangue para o resto do corpo.
  • Veias: também são vasos elásticos, entretanto, transportam sangue para o coração. Os quatro tipos de veias são as pulmonares, sistêmicas, superficiais e profundas.
  • Capilares: vasos extremamente pequenos localizados dentro dos tecidos do corpo que transportam o sangue das artérias para as veias. A troca de fluidos e gases entre os capilares e os tecidos corporais ocorre nos leitos capilares.
  • Sinusóides: esses vasos estreitos se localizam no fígado, baço, assim como na medula óssea. Como os capilares, a saber, eles conduzem o sangue de artérias maiores para as veias. Ao contrário dos capilares, os sinusóides são permeáveis e vazam para permitir a rápida absorção dos nutrientes.

Complicações comuns

Os vasos sanguíneos não podem funcionar adequadamente quando inibidos por doenças vasculares. Uma das doenças mais comuns das artérias chama-se aterosclerose.

Na aterosclerose, o colesterol e os depósitos de gordura se acumulam dentro das paredes arteriais, levando à formação de placas. Isso inibe o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos e pode levar a outras complicações, como coágulos sanguíneos.

A elasticidade dos vasos sanguíneos permite que eles circulem o sangue, mas a placa endurecida nas paredes arteriais os torna muito rígidos para fazer isso. Os vasos enrijecidos podem até romper sob pressão. A aterosclerose também pode causar o abaulamento de uma artéria enfraquecida, conhecida como aneurisma.

Os aneurismas criam complicações ao pressionar os órgãos, e logo após, podem se romper, assim como causar sangramento interno se não forem tratados. Outras doenças vasculares incluem acidente vascular cerebral, insuficiência venosa crônica e doença da artéria carótida.

A maioria dos problemas venosos se deve à inflamação resultante de uma lesão, bloqueio, defeito ou então infecção – coágulos sanguíneos são comumente desencadeados por eles. A formação de coágulos sanguíneos nas veias superficiais pode causar tromboflebite superficial, caracterizada por veias coaguladas logo abaixo da superfície da pele.

Coágulos sanguíneos em veias profundas levam a uma condição conhecida como trombose venosa profunda. As veias varicosas -veias dilatadas que podem causar coágulos sanguíneos – podem se desenvolver quando uma lesão nas válvulas das veias faz com que o sangue se acumule.

E então, gostou de conhecer esse conteúdo? Ele sempre cai em vestibulares e no Enem. Portanto, inclua-o nos seus estudos.

Não deixe de ler também – Biologia: Definição de gimnosperma, ciclo de vida e reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.