Biologia: Os 3 piores parasitas humanos

Parasitas humanos são organismos que dependem de humanos para viver, mas não oferecem nada de positivo para as pessoas que infectam. Alguns parasitas não podem viver sem um hospedeiro humano, enquanto outros são oportunistas, o que significa que viveriam felizes em outro lugar, mas sobrevivem se se encontrarem no corpo.

Aqui está uma lista de parasitas particularmente desagradáveis que infectam as pessoas e uma descrição de como você os contrai e o que eles fazem. Embora qualquer imagem de parasita provavelmente dê vontade de tomar banho de alvejante, as imagens nesta lista são mais clínicas do que sensacionais.

Malária

Existem cerca de 200 milhões de casos de malária a cada ano. Embora seja do conhecimento geral que a malária é transmitida por mosquitos, a maioria das pessoas pensa que é uma doença viral ou bacteriana. Na verdade, a malária resulta da infecção por um protozoário parasita chamado Plasmodium

Embora a doença não pareça tão assustadora quanto algumas infecções parasitárias, sua febre e calafrios podem evoluir para a morte. Existem tratamentos para reduzir o risco, mas não existe vacina.

Cisticercose

Existem muitos vermes diferentes e muitos hospedeiros diferentes para os parasitas. Quando você ingere os ovos ou a forma larval de alguns vermes, eles se prendem ao revestimento do trato gastrointestinal, crescem e amadurecem para se desprenderem de seus próprios segmentos ou ovos. Além de privar o corpo de alguns nutrientes, esse tipo de infecção por tênia não é um risco sério para a saúde.

No entanto, se as condições não forem adequadas para o amadurecimento das larvas, elas formam cistos. Os cistos podem migrar para qualquer parte do corpo, esperando que você morra e provavelmente sejam comidos por um animal que tem um intestino mais adequado para o verme. Os cistos causam uma doença chamada cisticercose.

A infecção é pior para alguns órgãos do que para outros. Se você tiver cistos no cérebro, isso pode levar à morte. Cistos em outros órgãos podem exercer pressão sobre o tecido e privá-lo de nutrientes, reduzindo suas funções.

Elefantíase

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 120 milhões de pessoas estão infectadas com vermes filariais, um tipo de lombriga. Os vermes podem obstruir os vasos linfáticos. Uma das doenças que eles podem causar é chamada de elefantíase ou “Doença do Homem Elefante”.

O nome se refere ao grande inchaço e deformidade do tecido que ocorre quando o fluido linfático não pode ser drenado adequadamente. A boa notícia é que a maioria das pessoas infectadas com vermes filariais mostra poucos ou nenhum sinal de infecção.

E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de ler também – Atualidades: Principais tópicos sobre armas biológicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.