Biologia: Entenda o Ciclo do Fósforo

Dentre vários elementos químicos essenciais para os seres vivos, o fósforo acaba sendo um dos mais importantes, por isso o ciclo do fósforo é muito importante. 

Afinal, ele é o segundo elemento mais encontrado nos tecidos humanos. Ademais, ele faz parte da composição de proteínas e atua como fonte de energia. 

O ciclo do fósforo poderá aparecer em diversas provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

O que é o Ciclo do Fósforo

O ciclo do fósforo não é composto por gases, desse modo, não se tem a passagem pela atmosfera. Além disso, só existe uma fórmula do fósforo para os seres humanos. 

Através do ciclo do fósforo os seres vivos suprem a necessidade do elemento. Ele é um composto encontrado em rochas sedimentares, e acaba disponibilizado pela lixiviação por conta do intemperismo. 

Desse modo, o íon fosfato acaba sendo carregado para águas superficiais e solos. 

Como ele ocorre?

O ciclo do fósforo ocorre quando as plantas absorvem o íon fosfato presente no solo para realizar funções básicas. Através do fluxo de matéria e energia de teia alimentar. 

Ademais, esse e outros elementos acabam sendo repassados para os demais animais. Assim, quando os animais e vegetações morrem, os decompositores agem em seus corpos, retornando os detritos orgânicos para o solo.

Desse modo, o fósforo acaba disponibilizado para outros seres vivos. No entanto, o ciclo completo pode demorar vários anos até ser totalmente reciclado. 

Veja as diferenças do ciclo de reciclagem do fósforo, abaixo:

  • Ciclo de tempo ecológico (curto): Esse ciclo ocorre através de parte dos elementos que se reciclam através do fluxo de energia e matéria. Isto é, engloba as plantas, consumidores e decompositores. 
  • Ciclo do tempo geológico (longo): Esse ciclo acontece quando o fósforo se sedimenta e acaba incorporado novamente pelas rochas sedimentares. Ao todo, o processo pode durar até 100 mil anos, até que um único átomo acabe reciclado. 

Por causa da intervenção do homem no meio ambiente, a lixiviação do fósforo cresceu muito, fazendo com que o curso da água tenha um excesso desse nutriente. 

O excesso acaba causando muitos problemas no ambiente aquático, por exemplo, ajuda no desenvolvimento das algas de modo desenfreado, ocasionando uma menor passagem de luz para organismo desse ambiente. Assim, acaba ocorrendo a eutrofização do ambiente. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o ciclo do fósforo?

Não deixe de ler também – Biologia: O que compõe o esqueleto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.