Biologia: Fatos curiosos sobre insetos

Os insetos estão por toda parte. Nós os encontramos todos os dias. Mas quanto você sabe sobre eles? Essa classe de animais esconde diversos segredos, mesmo que tenhamos bastante familiaridade.

Confira quatro fatos curiosos sobre insetos que podem surpreendê-lo e ajudar a estudar para provas diversas.

Os insetos podem ser pequenos, mas eles os usam a seu favor

Embora ser um pequeno bug em um grande mundo seja certamente um desafio, existem algumas vantagens em ser pequeno. Um inseto não tem muita massa corporal, mas a área de superfície de seu corpo é grande em proporção a essa massa. E isso significa que as forças físicas não afetam os insetos da mesma forma que afetam os animais maiores.

Como a proporção de sua massa corporal em relação à área de superfície é tão grande, eles podem realizar proezas físicas impossíveis para os humanos , ou mesmo para pequenos animais como pássaros ou ratos. Um inseto pode resistir a quedas porque seu peso mínimo significa que ele pousa com muito menos força.

A área de superfície relativamente grande de um inseto cria muito arrasto à medida que se move pelo ar, então ele fica mais lento quando chega ao fim de sua viagem. Os insetos como os striders aquáticos podem literalmente andar sobre a água, distribuindo sua massa corporal baixa de uma forma que maximize a tensão superficial da água. As moscas podem andar de cabeça para baixo no teto sem cair, graças às pernas modificadas e aos corpos leves.

Suas cores servem a um propósito

Alguns insetos são opacos e monótonos, coloridos apenas em preto plano ou marrom das antenas ao abdômen. Outros são resplandecentes e cintilantes, em padrões de laranja ardente, azul royal ou verde esmeralda. Entretanto, a saber, suas cores e padrões cumprem uma função importante, vital para a sobrevivência dos bichos.

Você também pode gostar:

A cor de um inseto pode ajudá-lo a evitar inimigos e encontrar parceiros. Certas cores e padrões, chamados de coloração aposemática, avisam predadores em potencial que eles estão prestes a fazer uma escolha errada se tentarem comer o inseto em questão.

Muitos insetos usam cores para se camuflar , permitindo efetivamente que o inseto se misture ao ambiente. Suas cores podem até ajudar os insetos a capturar a luz do sol para ajudá-lo a se manter quente ou refletir a luz do sol para mantê-lo fresco.

Alguns insetos não são realmente insetos

A classificação dos artrópodes é fluida, à medida que entomologistas e taxonomistas reúnem novas informações e reavaliam como os organismos se relacionam entre si.

Nos últimos anos, os cientistas determinaram que alguns artrópodes de seis patas que foram considerados insetos por muito tempo realmente não eram insetos. Três ordens de artrópodes que antes eram ordenadamente listadas na Classe Insecta foram postas de lado.

As três ordens – Protura, Collembola e Diplura – agora estão separadas como hexápodes entognatas em vez de insetos. Esses artrópodes têm seis patas, mas outras características morfológicas os distinguem de seus “primos”.

A característica mais importante que eles compartilham são as peças bucais retraídas e escondidas dentro da cabeça (que é o que o termo entognata significa). Os Collembola, ou colêmbolos, são os mais familiares desses três grupos de insetos que não são realmente dessa classe de animais.

Eles apareceram pela primeira vez na Terra há pelo menos 400 milhões de anos

O registro fóssil de insetos nos leva de volta a surpreendentes 400 milhões de anos. O período Devoniano, embora chamado de Idade dos Peixes, também viu o crescimento de florestas terrestres em terra seca, e com essas plantas vieram os insetos.

Embora seja improvável que existam evidências fósseis de insetos anteriores ao período Devoniano, temos evidências de plantas fósseis dessa época. E algumas dessas plantas fossilizadas mostram evidências de terem sido mastigadas por ácaros.

No período Carbonífero, os insetos realmente se firmaram e começaram a se diversificar. Os ancestrais dos verdadeiros insetos modernos, baratas, libélulas e efeminadas estavam entre os que rastejavam e voavam entre as samambaias. E esses também não eram minúsculos. Na verdade, o maior de todos consistia em uma libélula predecessora chamada griffenfly, ostentava uma envergadura de 28 polegadas.

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Biologia: Fatos curiosos sobre o sangue humano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.