Biologia: 4 fatos sobre animais invertebrados

A grande maioria dos animais da Terra – insetos, crustáceos, esponjas etc. – não tem coluna vertebral e, portanto, são classificados como invertebrados.

Essa classe, a saber, vive aparecendo em questões de escola, vestibular e Enem por sua extrema importância. O que acha então de conhecer algumas de suas principais características? Acompanhe!

Invertebrados não têm esqueleto

Enquanto os vertebrados são caracterizados pelas vértebras, ou espinhas dorsais, descendo por suas costas, os invertebrados carecem completamente dessa característica.

Entretanto, isso não quer dizer que todos os vertebrados são moles e moles, como vermes e esponjas: insetos e crustáceos sustentam suas estruturas corporais com estruturas externas duras, chamadas exoesqueletos, enquanto as anêmonas do mar possuem esqueletos “hidrostáticos”, lâminas de músculo sustentadas por um cavidade interna preenchida com fluido. Lembre-se, porém, de que não ter uma coluna vertebral não significa necessariamente não ter um sistema nervoso; moluscos e artrópodes, por exemplo, são equipados com neurônios.

Os primeiros evoluíram há um bilhão de anos

Os primeiros invertebrados eram compostos inteiramente de tecidos moles: 600 milhões de anos atrás, a evolução ainda não tinha tido a ideia de incorporar minerais do oceano em exoesqueletos.

A extrema idade desses organismos, combinada com o fato de que os tecidos moles quase nunca foram preservados no registro fóssil, leva a um enigma frustrante: os paleontólogos sabem que os primeiros invertebrados preservados, os ediacaranos, devem ter tido ancestrais que remontam a centenas de milhões de anos, mas não há como apresentar qualquer evidência concreta. Mesmo assim, muitos cientistas acreditam que os primeiros invertebrados multicelulares surgiram na Terra há cerca de um bilhão de anos.

Representam 97% de todas as espécies animais

Espécie por espécie, se não libra por libra, os invertebrados são os animais mais numerosos e variados da Terra. Só para colocar as coisas em perspectiva, existem cerca de 5.000 espécies de mamíferos e 10.000 espécies de pássaros; entre os invertebrados, os insetos sozinhos respondem por pelo menos um milhão de espécies (e possivelmente uma ordem de magnitude a mais).

Ainda não se convenceu? Então veja mais alguns números:  há cerca de 100.000 espécies de moluscos, 75.000 espécies de aracnídeos e 10.000 espécies de esponjas e cnidários (que, por si só, superam praticamente todos os animais vertebrados da Terra) .

A maioria dos invertebrados sofre metamorfose

Uma vez que eclodem de seus ovos, os filhotes da maioria dos animais vertebrados se parecem com os adultos: tudo o que se segue é um período de crescimento mais ou menos estável. Não é o caso da maioria dos invertebrados, cujos ciclos de vida são pontuados por períodos de metamorfose , em que o organismo adulto acaba parecendo muito diferente do juvenil.

O exemplo clássico desse fenômeno é a transformação de lagartas em borboletas, via estágio intermediário da crisálida. (A propósito, um grupo de vertebrados, os anfíbios, sofre metamorfose; testemunha a transformação de girinos em sapos.)


E então, gostou de conhecer mais sobre as características dos invertebrados?

Não deixe de ler também – Biologia: 6 classes básicas de animais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.