Biologia: 7 diferenças entre mitose e meiose

Na mitose, o material genético (DNA) de uma célula duplica-se e divide-se igualmente entre duas células. A célula em divisão passa por uma série ordenada de eventos chamados de ciclo celular.

O ciclo celular mitótico, a saber, se inicia pela presença de certos fatores de crescimento ou outros sinais que indicam que a produção de novas células é necessária. As células somáticas do corpo replicam-se por mitose. Exemplos de células somáticas incluem células de gordura , células do sangue , células da pele ou qualquer célula do corpo que não seja uma célula sexual . A mitose é necessária para substituir células mortas, células danificadas ou células que têm vida curta.

Já a meiose se caracteriza pelo processo pelo qual os gametas (células sexuais) são gerados em organismos que se reproduzem sexualmente. Os gametas são produzidos nas gônadas masculinas e femininas  e contêm metade do número de cromossomos da célula original. Novas combinações de genes são introduzidas em uma população por meio da recombinação genética que ocorre durante a meiose. Assim, ao contrário das duas células geneticamente idênticas produzidas na mitose, o ciclo celular meiótico produz quatro células que são geneticamente diferentes.

Entenda as sete principais diferenças entre a mitose e meiose para ficar craque para o vestibular ou Enem!

1. Divisão Celular

Mitose: uma célula somática se divide uma vez . A citocinese (a divisão do citoplasma ) ocorre no final da telófase .
Meiose: uma célula reprodutiva se divide duas vezes . A citocinese ocorre no final da telófase I e da telófase II.

2. Número da célula filha

Mitose: duas células-filhas são produzidas. Cada célula é diplóide contendo o mesmo número de cromossomos.
Meiose: Quatro células-filhas são produzidas. Cada célula é haplóide contendo metade do número de cromossomos da célula original.

3. Composição Genética

Mitose: as células-filhas resultantes na mitose são clones genéticos (são geneticamente idênticas). Não ocorre recombinação ou cruzamento .
Meiose: as células-filhas resultantes contêm diferentes combinações de genes. A recombinação genética ocorre como resultado da segregação aleatória de cromossomos homólogos em diferentes células e pelo processo de crossing over (transferência de genes entre cromossomos homólogos).

4. Duração da prófase

Mitose: durante o primeiro estágio mitótico, conhecido como prófase, a cromatina se condensa em cromossomos discretos, o envelope nuclear se quebra e as fibras do fuso se formam em pólos opostos da célula. Uma célula passa menos tempo na prófase da mitose do que uma célula na prófase I da meiose.
Meiose: prófase I consiste em cinco estágios e dura mais do que prófase da mitose. Os cinco estágios da prófase I meiótica são leptoteno, zigoteno, paquiteno, diploteno e diacinese. Esses cinco estágios não ocorrem na mitose. A recombinação genética e o cruzamento ocorrem durante a prófase I.

5. Formação de tétrades

Mitose: a formação de tétrades não ocorre.
Meiose: Na prófase I, pares de cromossomos homólogos se alinham formando o que é chamado de tétrade. Uma tétrade consiste em quatro cromátides (dois conjuntos de cromátides irmãs).

6. Alinhamento Cromossômico em Metáfase

Mitose: as cromátides irmãs (cromossomos duplicados compostos de dois cromossomos idênticos conectados na região do centrômero ) se alinham na placa metafásica (um plano que está igualmente distante dos dois pólos celulares).
Meiose: tétrades (pares de cromossomos homólogos) se alinham na placa metafásica na metáfase I.

7. Separação de cromossomos

  • Mitose: durante a anáfase, as cromátides irmãs se separam e começam a migrar do centrômero primeiro em direção aos pólos opostos da célula. Uma cromátide irmã separada torna-se conhecida como cromossomo filho e é considerada um cromossomo completo
  • Meiose: os cromossomos homólogos migram em direção aos pólos opostos da célula durante a anáfase I. As cromátides irmãs não se separam na anáfase I.

Não deixe de se aprofundar sobre esse assunto para o vestibular e Enem.

Leia outro artigo também – Biologia: 4 técnicas de estudo para dominar a matéria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.