Biodiversidade: 3 tópicos importantes para estudar o tema

A Biodiversidade representa a enorme e variada riqueza de espécies no mundo natural. Ou seja, animais, plantas, fungos, bactérias ou protozoários. 

Afinal, são milhares de espécies, cada uma com vários seres vivos. Para se ter uma ideia, existem ao menos 1,5 milhões de espécies registradas. 

Além disso, existem muitas que nem conhecemos e que podem acrescentar aos números ainda mais expressividade. 

A saber, segundo especialistas, estima-se que para cada indivíduo exista ao menos 165 milhões de insetos no planeta. 

A biodiversidade poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, concursos da área ambiental e no Enem. Por isso fique ligado nesse assunto, acompanhe!

3 tópicos sobre Biodiversidade

Veja três dicas importantes sobre biodiversidade que poderão ajudar você a responder bem às questões do caderno de Ciências da Natureza:

Biodiversidade brasileira

A biodiversidade brasileira é amplamente explorada pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, nas questões sociais e ambientais. 

Dessa maneira, foque seus estudos e revise tudo sobre a biodiversidade brasileira, Afinal, o Brasil possui a maior biodiversidade da Terra. 

Em síntese, o país possui uma incrível variedade de biomas, fauna e flora e espécies. Por isso, fique ligado em todos esses quesitos na preparação para as avaliações. 

Relações existentes entre as espécies

Outra dica importante quando falamos sobre biodiversidade é estudar as relações que existem entre as espécies. 

Afinal, a presença de uma afeta diretamente várias outras, deixando ainda mais encantador e interessante o estudo sobre o nosso planeta e o meio ambiente. 

Ações do seres humanos

As ações do homem no meio ambiente de modo geral, vem sendo muito discutida por governos, pessoas, instituições ambientais, entre outros. 

Afinal, as ações dos seres humanos são as principais responsáveis pela poluição dos ambientes aquáticos, desmatamento de florestas, ampliação do território urbano ocasionando forte impacto nos ecossistemas. 

Ou seja, todas essas ações contribuem para a extinção de diversas espécies da fauna e flora. Além disso, afetam diretamente a qualidade do ar, da água, dos alimentos que ingerimos, entre outros. 

Vale dizer que os impactos ambientais causados pelos homens aparecem em muitos vestibulares, concursos e sobretudo no Enem, por isso fique ligado!

E então, gostou das dicas sobre biodiversidade?

Não deixe de ler também – Biologia: Documentários sobre preservação do planeta Terra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.