Atualidades: Geoengenharia e as mudanças climáticas

A geoengenharia, também conhecida como engenharia climática ou intervenção climática, refere-se à manipulação intencional em grande escala dos processos climáticos naturais da Terra.

As aplicações da geoengenharia são geralmente descritas em relação a como poderiam ajudar a compensar os impactos das mudanças climáticas.

À medida que a Terra se aproxima de 2º C de aquecimento, uma quantidade que o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) pretende manter abaixo, os legisladores e cientistas estão considerando seriamente o uso da geoengenharia.

O mundo está atualmente projetado para exceder este limite de temperatura com base nas taxas atuais de emissões.

Embora as tecnologias de geoengenharia ainda não tenham sido dimensionadas a níveis grandes o suficiente para afetar o clima da Terra, o potencial dessas estratégias para combater – ou mesmo reverter – os efeitos das mudanças climáticas tem ganhado atenção nos últimos anos.

Tipos de Geoengenharia

Conheça os principais e o que caracteriza cada um.

Solar

A geoengenharia solar, ou de força radiativa, refere-se a métodos de resfriamento do planeta, alterando a taxa na qual a Terra coleta a radiação do sol.

A Terra recebe uma quantidade relativamente consistente de radiação do sol.

Embora essa radiação solar não seja considerada a causa das mudanças climáticas, reduzir a quantidade de radiação solar que a Terra recebe pode diminuir as temperaturas globais, um dos principais efeitos das mudanças climáticas.

Certos modelos preditivos indicam que a geoengenharia solar pode retornar as temperaturas globais aos níveis pré-industriais.

Embora se espere que a geoengenharia solar reduza as temperaturas globais, ela não reduziria a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre.

Os efeitos das mudanças climáticas que não estão diretamente ligados ao aquecimento das temperaturas, como a acidificação dos oceanos, não seriam reduzidos pela geoengenharia solar.

Dióxido de carbono

Refere-se à manipulação do planeta para reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

Ao contrário da solar, a engenharia do dióxido de carbono visaria a raiz do problema da mudança climática reduzindo diretamente os gases de efeito estufa atmosféricos.

Em geral, as técnicas de geoengenharia de dióxido de carbono aproveitam os processos biológicos naturais para puxar o dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo.

A geoengenharia de carbono aumentaria esses processos naturais para acelerar a remoção de dióxido de carbono da atmosfera.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – 8 fatos interessantes sobre a geografia do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.