Atualidades: Entenda a definição de ‘bem comum’

‘Bem comum’ na ciência política se refere a tudo que beneficia e é naturalmente compartilhado por todos os membros de uma determinada comunidade. Ela se compara com coisas que beneficiam o bem privado de indivíduos ou setores da sociedade.

Em alguns casos, assegurar elementos que sirvam ao bem comum requer ação coletiva e participação no processo político.

Trata-se de um conceito bastante abordado em concursos e alguns vestibulares. Além disso, consiste em algo que devemos conhecer para exercer a cidadania.

Principais características

  1. O “bem comum” refere-se às instalações ou instituições que beneficiam todos os membros de uma determinada comunidade.
  2. O bem comum contrasta com aquelas coisas que beneficiam apenas indivíduos específicos ou partes da comunidade.
  3. Exemplos de elementos que constituem o bem comum incluem direitos e liberdades básicos, polícia e bombeiros, defesa nacional, tribunais, rodovias, escolas públicas, alimentos e água seguros e recursos naturais.
  4. Na maioria dos casos, fornecer os elementos do bem comum requer um certo grau de sacrifício individual, como o pagamento de impostos novos ou mais altos.
  5. Hoje, muitos problemas sociais impactantes são causados pela falta ou falha de elementos essenciais do bem comum.

Definição de bem comum

Como normalmente usado hoje, a frase “bem comum” refere-se às instalações ou instituições que todos ou então a maioria dos membros de uma comunidade concordam ser necessárias para satisfazer certos interesses que têm em comum.

Algumas das coisas que compõem o bem comum em uma democracia atualmente pode incluir básicos direitos e liberdades, um sistema de transporte, instituições culturais, polícia e segurança pública, um sistema judicial, um sistema eleitoral, educação pública, abastecimento de água, comida, assim como defesa nacional.

Por exemplo, as pessoas podem dizer: “A nova ponte servirá ao bem comum” ou “Todos lucraremos com o novo centro de convenções”.

Como os sistemas e instalações normalmente impactam todos os membros da sociedade, logicamente a maioria dos problemas sociais possuem certa ligação ao bom ou mau funcionamento desses sistemas e instalações.

Do ponto de vista econômico e filosófico, presume-se que o bem-estar comum exigirá um certo grau de sacrifício de muitos membros da sociedade. Esse sacrifício, a saber, geralmente vem na forma de pagamento de impostos ou custos de produção industrial mais altos.

E então, nosso artigo te ajudou a entender sobre bem comum e sua definição? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.