Atualidades: Definição e exemplos de multiculturalismo

Em sociologia, o multiculturalismo descreve a maneira como uma dada sociedade lida com a diversidade cultural.

O multiculturalismo expressa a visão de que a sociedade se enriquece preservando, respeitando e até encorajando a diversidade cultural.

Na área da filosofia política, esse termo se refere às maneiras pelas quais as sociedades optam por formular e implementar políticas oficiais que tratem do tratamento igualitário de diferentes culturas.

O multiculturalismo de forma detalhada

O multiculturalismo é a forma como uma sociedade lida com a diversidade cultural, tanto a nível nacional como comunitário.

Sociologicamente, o multiculturalismo pressupõe que a sociedade como um todo se beneficia do aumento da diversidade por meio da coexistência harmoniosa de diferentes culturas.

O multiculturalismo normalmente se desenvolve de acordo com uma de duas teorias: a teoria do “caldeirão” ou a teoria da “tigela de salada”.

O multiculturalismo pode ocorrer em escala nacional ou nas comunidades de uma nação. Pode ocorrer naturalmente por meio da imigração ou artificialmente quando jurisdições de diferentes culturas se combinam por meio de decreto legislativo, como no caso do Canadá francês e inglês.

Os defensores do multiculturalismo acreditam que as pessoas devem reter pelo menos algumas características de suas culturas tradicionais.

Os oponentes dizem que o multiculturalismo ameaça a ordem social ao diminuir a identidade e a influência da cultura predominante. Embora reconheça que se trata de uma questão sociopolítica, este artigo enfocará os aspectos sociológicos do multiculturalismo.

Características de uma sociedade multicultural

Sociedades multiculturais se caracterizam por pessoas de diferentes raças, etnias e nacionalidades vivendo juntas na mesma comunidade – o Brasil é exemplo claro.

Em comunidades multiculturais, as pessoas retêm, transmitem, celebram e compartilham seus modos de vida, línguas, arte, tradições e comportamentos culturais únicos.

Embora às vezes criticado como uma forma de “correção política”, os sistemas educacionais em sociedades multiculturais enfatizam as histórias e tradições das minorias nas salas de aula e nos livros didáticos.

Exemplos de multiculturalismo podem ser encontrados em todo o mundo.

Na Argentina, por exemplo, artigos de jornais e programas de rádio e televisão têm comumente versões em inglês, alemão, italiano, francês ou português, além do espanhol.

Aqui no Brasil, então, já temos a miscigenação complexa, que pode ser vista somente aqui. Nesse sentido, a multicultura já se faz presente de uma forma bem natural.

E então, gostou de conhecer melhor sobre o tema? Ele possivelmente pode aparecer em questões do Enem ou ser utilizado como referência em redações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.