Atualidades: Principais tópicos sobre armas biológicas

O novo coronavírus instalou no mundo uma pandemia que já dura exatamente um ano. A presença de um vírus mortal, que sofre mutações e ainda consiste em um mistério até mesmo pela classe científica, gerou o medo geral de se tratar de uma arma biológica.

Teoria da conspiração ou não, há muito na literatura científica sobre potenciais armas biológicas elaboradas em laboratório. Tampouco sobre agentes que causam patologias que existem no ambiente, mas ainda permanecem totalmente desconhecidos.

E como trata-se de um assunto em voga, vale muito a pena estudar. Afinal, Enem e vestibular podem trazê-lo à tona em questões de biologia ou atualidades.

Conheça mais sobre o tema nos tópicos a seguir!

O que é uma arma biológica

As armas biológicas consistem em materiais tóxicos produzidos a partir de organismos patogênicos (geralmente micróbios). Ou então substâncias tóxicas fabricadas artificialmente que são usadas para interferir intencionalmente nos processos biológicos de um hospedeiro.

Essas substâncias atuam para matar ou incapacitar o hospedeiro. As armas biológicas podem ser usadas para atingir organismos vivos, incluindo humanos, animais ou vegetação. Eles também podem ser usados para contaminar substâncias inanimadas, como o ar, a água e o solo.

Armas biológicas microscópicas

Existem vários microrganismos que podem se transformar em armas biológicas a partir da ação humana. Comumente escolhidos por ter alta toxicidade,  fácil obtenção e produção barata, esses agentes permitem uma fácil transmissão de pessoa para pessoa. Além disso, podem se dispersar no ambiente na forma de aerossol ou não têm vacina conhecida.

Micróbios comuns usados como armas biológicas incluem:

Bactérias

Esses organismos procarióticos são capazes de infectar células e causar doenças. As bactérias causam doenças como o botulismo, por exemplo.
Vírus – são cerca de 1.000 vezes menores que as bactérias e requerem um hospedeiro para se replicar.

Vírus

Consistem em parasitas intracelulares obrigatórios. Quando parasitam uma célula humana, podem desencadear diversas doenças, que podem provocar sintomas ou não, assim como permitirem a cura ou não. Há como citar exemplos conhecidíssimos como o próprio coronavírus, o Ebola, a AIDS e a gripe.

Fungos

Alguns desses organismos eucarióticos contêm toxinas mortais que são prejudiciais às plantas, animais e humanos. Eles causam doenças como brusone do arroz, ferrugem do caule do trigo, aspergilose (causada pela inalação de esporos de fungos) e podridão do pé bovino.

Toxinas

Substâncias tóxicas que podem ser extraídas de plantas, animais, bactérias e fungos. As substâncias tóxicas que podem ser usadas como armas biológicas incluem rícino e veneno de animais como cobras e aranhas, por exemplo.

Métodos de distribuição de uma arma biológica

Embora seja possível desenvolver armas biológicas a partir de micróbios, é difícil encontrar um meio de distribuir as substâncias. Uma forma possível é por meio de aerossóis. Isso pode ser ineficaz, pois os materiais geralmente ficam obstruídos durante a pulverização. Os agentes biológicos distribuídos pelo ar também podem ser destruídos pela luz ultravioleta ou a chuva pode eliminá-los.

Outro método de distribuição pode consistir em anexar as toxinas a uma bomba e liberadas logo após a explosão. Entretanto, o problema com isso é que os micróbios provavelmente serão destruídos pela explosão também.

As toxinas podem ser usadas para contaminar o abastecimento de alimentos e água. Este método exigiria quantidades extremamente grandes de toxina para um ataque em grande escala.

Medidas protetoras contra essas doenças

Uma série de medidas podem oferecer a proteção aos indivíduos contra ataques de potenciais armas biológicas. Se ocorrer um ataque de aerossol, como um ambiente no qual uma pessoa contaminada espirra, por exemplo, tirar a roupa e tomar banho são bons métodos para remover toxinas.

A saber, as armas biológicas normalmente não aderem à roupa ou à pele, entretanto, podem ser perigosas se entrarem em cortes ou lesões na pele. Roupas de proteção, como máscaras e luvas, podem fornecer proteção contra partículas transportadas pelo ar. Assim como a OMS e o Ministério da Saúde indicam para evitarmos a proliferação de Covid-19.

Outros tipos de medidas de proteção incluem a administração de antibióticos e vacinas.

E então, gostou de saber mais sobre arma biológica?

Não deixe de ler também – Além do coronavírus: Doenças que são prováveis de cair no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.