Astronomia: Campos de estudo e principais ícones

Astronomia é o estudo científico de todos os objetos no espaço. A palavra vem do antigo termo grego para “lei das estrelas”. A astrofísica, que faz parte da astronomia, vai um passo além e aplica as leis da física para nos ajudar a entender as origens do universo e os objetos nele.

Astrônomos profissionais e amadores observam o universo e elaboram teorias e aplicações para ajudar a compreender os planetas, estrelas e galáxias.

Entenda melhor sobre essa área.

Ramos da Astronomia

Existem dois ramos principais da astronomia: astronomia óptica (o estudo de objetos celestes na banda visível) e astronomia não óptica (o uso de instrumentos para estudar objetos no rádio através de comprimentos de onda de raios gama ). “Não óptico” é classificado em intervalos de comprimento de onda, como astronomia infravermelha, astronomia de raios gama, radioastronomia e assim por diante.

Os observatórios ópticos operam tanto no solo quanto no espaço (como o Telescópio Espacial Hubble ). Alguns também possuem instrumentos sensíveis a outros comprimentos de onda de luz.

Entretanto também existem observatórios dedicados a intervalos de comprimento de onda específicos, como matrizes de radioastronomia. Esses instrumentos permitem aos astrônomos criar uma imagem de nosso universo que abrange todo o espectro eletromagnético, desde sinais de rádio de baixa energia até raios gama de ultra alta energia.

Eles fornecem informações sobre a evolução e a física de alguns dos objetos e processos mais dinâmicos do universo, como estrelas de nêutrons, buracos negros, rajadas de raios gama e explosões de supernovas. Esses ramos da astronomia trabalham juntos para ensinar sobre a estrutura das estrelas, planetas e galáxias.

Campos da Astronomia

Você também pode gostar:

Existem tantos tipos de objetos que os astrônomos estudam, que é conveniente dividir a astronomia em subcampos de estudo.

  1. Uma área é chamada de astronomia planetária, e os pesquisadores desse subcampo concentram seus estudos em planetas, tanto dentro quanto fora de nosso sistema solar, bem como em objetos como asteroides e cometas.
  2. A astronomia solar é o estudo do sol. Os cientistas interessados em aprender como ela muda e em como essas mudanças afetam a Terra são chamados de físicos solares. Eles usam instrumentos terrestres e espaciais para fazer estudos ininterruptos de nossa estrela.
  3. Astronomia estelar é o estudo das estrelas, incluindo sua criação, evolução e mortes. Os astrônomos observam esses objetos em todos os comprimentos de onda e aplicam as informações para criar modelos físicos das estrelas.
  4. A astronomia galáctica concentra-se nos objetos e processos em funcionamento na Via Láctea. É um sistema muito complexo de estrelas, nebulosas e poeira.
  5. Os astrônomos estudam o movimento e a evolução da Via Láctea para aprender como as galáxias são formadas.
    Além de nossa galáxia, há incontáveis ??outras, e essas são o foco da disciplina da astronomia extragaláctica. Os pesquisadores estudam como as galáxias se movem, se formam, se separam, se fundem e mudam com o tempo.
  6. Cosmologia é o estudo da origem, evolução e estrutura do universo para compreendê-lo. Os cosmologistas geralmente se concentram no quadro geral e tentam modelar como o universo seria logo após o Big Bang .

Pioneiros da astronomia

Ao longo dos séculos, houve inúmeros inovadores na astronomia, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e o avanço da ciência. Hoje, existem mais de 11.000 astrônomos treinados no mundo, dedicados ao estudo do cosmos. Os astrônomos históricos mais famosos são aqueles que fizeram grandes descobertas que melhoraram e expandiram a ciência.

Nicolaus Copernicus (1473 – 1543)

Médico polonês e advogado de profissão. Seu fascínio pelos números e pelo estudo dos movimentos dos objetos celestes fizeram dele o chamado “pai do atual modelo heliocêntrico” do sistema solar.

Tycho Brahe (1546 – 1601)

Dinamarquês que projetou e construiu instrumentos para estudar o céu. Não eram telescópios, mas máquinas do tipo calculadora que lhe permitiam mapear as posições de planetas e outros objetos celestes com grande precisão. Ele contratou Johannes Kepler (1571 – 1630), que começou como seu aluno. Kepler continuou o trabalho de Brahe e também fez muitas descobertas por conta própria. Ele é creditado por desenvolver as três leis do movimento planetário.

Galileo Galilei (1564 – 1642)

Primeiro a usar um telescópio para estudar o céu. Ele às vezes é creditado (incorretamente) como o criador do telescópio. Essa honra provavelmente pertence ao oculista holandês Hans Lippershey. Galileu fez estudos detalhados dos corpos celestes. Ele foi o primeiro a concluir que a composição da Lua provavelmente era semelhante à do planeta Terra e que a superfície do Sol mudou (ou seja, o movimento das manchas solares na superfície do Sol). Ele também foi o primeiro a ver quatro das luas de Júpiter e as fases de Vênus. Em última análise, foram suas observações da Via Láctea, especificamente a detecção de inúmeras estrelas, que abalaram a comunidade científica.

Isaac Newton (1642 – 1727)

Considerado uma das maiores mentes científicas de todos os tempos. Ele não apenas deduziu a lei da gravidade, mas percebeu a necessidade de um novo tipo de matemática (cálculo) para descrevê-la. Suas descobertas e teorias ditaram a direção da ciência por mais de 200 anos e realmente inauguraram a era da astronomia moderna.

Leia: Física: Vida e obra de Isaac Newton

Albert Einstein (1879 – 1955)

Famoso por seu desenvolvimento da relatividade geral, uma correção à lei da gravidade de Newton. Mas, sua relação entre energia e massa (E = MC2) também é importante para a astronomia, pois é a base pela qual entendemos como o Sol e outras estrelas fundem hidrogênio em hélio para criar energia.

Leia: Albert Einstein: Vida e teorias do Nobel de física

Edwin Hubble (1889 – 1953)

Homem que descobriu o universo em expansão. O Hubble respondeu a duas das maiores perguntas que assolavam os astrônomos da época. Ele determinou que as chamadas nebulosas espirais eram, na verdade, outras galáxias, provando que o Universo se estende muito além de nossa própria galáxia. Hubble então acompanhou essa descoberta, mostrando que essas outras galáxias estavam recuando a velocidades proporcionais às suas distâncias de nós.

Stephen Hawking (1942 – 2018)

Um dos grandes cientistas modernos. Muito poucas pessoas contribuíram mais para o avanço de seus campos do que Stephen Hawking. Seu trabalho aumentou significativamente nosso conhecimento sobre buracos negros e outros objetos celestes exóticos. Além disso, e talvez mais importante, Hawking fez avanços significativos no avanço de nossa compreensão do universo e sua criação.

Leia: Stephen Hawking: Quem foi e por que é importante conhecer sua obra

E então, gostou de conhecer mais sobre astronomia?

Não deixe de ler também – Física: 5 temas que sempre caem no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.