Antropologia cultural: Como pode ser cobrada no Enem

A antropologia cultural, também conhecida como antropologia sociocultural, é o estudo das culturas ao redor do mundo.

Enquanto a antropologia é o estudo da diversidade humana, a antropologia cultural enfoca os sistemas, crenças, práticas e expressões culturais.

Entenda o conceito para se preparar não somente para o Enem como também para vestibulares.

Áreas de estudo e questões de pesquisa

Os antropólogos culturais usam teorias e métodos antropológicos para estudar a cultura. Eles estudam uma ampla variedade de tópicos, incluindo identidade, religião, parentesco, arte, raça, gênero, classe, imigração, diáspora, sexualidade, globalização, movimentos sociais e muitos mais.

Independentemente de seu tópico específico de estudo, no entanto, os antropólogos culturais se concentram em padrões e sistemas de crenças, organização social e prática cultural.

Algumas das questões de pesquisa consideradas pelos antropólogos culturais incluem:

  • Como as diferentes culturas entendem os aspectos universais da experiência humana e como esses entendimentos são expressos?
  • Como os entendimentos de gênero, raça, sexualidade, assim como deficiência variam entre os grupos culturais?
  • Que fenômenos culturais surgem quando diferentes grupos entram em contato, por exemplo, por meio da migração e da globalização?
  • Como os sistemas de parentesco e família variam entre as diferentes culturas?
  • Como os vários grupos distinguem entre práticas tabu e normas dominantes?
  • E as diferentes culturas, como usam o ritual para marcar as transições e fases da vida?

Questões contemporâneas em antropologia cultural

Embora a imagem tradicional dos antropólogos culturais envolva pesquisadores que estudam comunidades remotas em terras distantes, a realidade é muito mais variada.

Os antropólogos culturais do século vinte e um conduzem pesquisas em todos os tipos de ambientes e podem potencialmente trabalhar em qualquer lugar onde os humanos vivam.

Alguns até se especializam em mundos digitais (ou online), adaptando métodos etnográficos para os domínios virtuais de hoje. Antropólogos realizam trabalho de campo em todo o mundo, alguns até em seus países de origem.

Muitos antropólogos culturais permanecem comprometidos com a história da disciplina de examinar o poder, a desigualdade, assim como a organização social. Os tópicos de pesquisa contemporâneos incluem a influência de padrões históricos de migração e colonialismo na expressão cultural (por exemplo, arte ou música) e o papel da arte em desafiar o status quo e efetuar mudanças sociais.

Onde trabalham os antropólogos culturais?

Os antropólogos culturais são treinados para examinar os padrões da vida diária, o que é uma habilidade útil em uma ampla gama de profissões.

Consequentemente, os antropólogos culturais trabalham em uma variedade de campos. Alguns são pesquisadores e professores em universidades, seja em departamentos de antropologia ou outras disciplinas como estudos étnicos, estudos femininos, estudos sobre deficiência ou serviço social. Outros trabalham em empresas de tecnologia, onde há uma demanda crescente por especialistas na área de pesquisa de experiência do usuário.

Outras possibilidades comuns para antropólogos incluem organizações sem fins lucrativos, pesquisa de mercado, consultoria ou empregos públicos. Com amplo treinamento em métodos qualitativos e análise de dados, os antropólogos culturais trazem um conjunto único e diversificado de habilidades para uma variedade de campos.

E então, o que achou do artigo?

Leia também – Sociologia no ENEM: O que pode cair e dicas para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.