Além do Brasil: Exemplos de ditaduras militares do século 20

Antes comum na América Latina, África e Oriente Médio, a prevalência de ditaduras militares vem diminuindo desde o início dos anos 1990.

Com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, tornou-se mais difícil para os regimes militares tomarem o poder usando a ameaça do comunismo para obter o apoio de poderosas democracias ocidentais como os Estados Unidos, por exemplo.

Dezenas de países estiveram sob regime militar em algum momento durante o século XX além do Brasil. Conheça a lista a seguir.

Ditadura Militar do Brasil

De 1964 a 1985, o Brasil foi controlado por uma ditadura militar autoritária. Logo após assumir o poder em um golpe de estado, comandantes do Exército Brasileiro, apoiados por interesses anticomunistas promulgaram uma nova constituição que restringia a liberdade de expressão e proibia a oposição política.

O regime militar ganhou apoio popular encorajando o nacionalismo, prometendo crescimento econômico e rejeitando o comunismo. O Brasil restaurou oficialmente a democracia em 1988.

Demais países que passaram por uma Ditadura Militar

Chile

Em 11 de setembro de 1973, o governo socialista do Chile de Salvador Allende caiu logo após um golpe de Estado apoiado pelos Estados Unidos. Nos 17 anos seguintes, uma junta militar chefiada pelo general Augusto Pinochet orquestrou o período mais brutal de abusos dos direitos humanos da história do Chile.

Durante o que chamou de “reconstrução nacional”, o regime de Pinochet proibiu a participação política. Além disso, executou mais de 3.000 dissidentes suspeitos, torturou dezenas de milhares de presos políticos e forçou cerca de 200.000 chilenos ao exílio.

Embora o Chile tenha retornado à democracia em 1990, o povo continua sofrendo os efeitos da ditadura militar de Pinochet na vida política e econômica.

Argentina

Logo após derrubar a presidente Isabel Perón em um golpe de estado em 24 de março de 1976, uma junta de militares de direita governou a Argentina até que a democracia fosse restaurada em dezembro de 1983. Operando sob o nome oficial de Processo de Reorganização Nacional, a saber, a junta perseguiu minorias, censura imposta e colocado todos os níveis de governo sob controle militar.

Durante o período da chamada “Guerra Suja” da ditadura militar na Argentina, cerca de 30.000 cidadãos foram mortos ou “desapareceram”. Em 1985, cinco líderes da antiga junta militar governante foram condenados por crimes contra a humanidade.

Grécia

De 1967 a 1974, a Grécia passou pelo governo de uma ditadura militar de extrema direita conhecida como Regime dos Coronéis. Em abril de 1976, um grupo de quatro coronéis do exército grego derrubou o governo provisório em um golpe de estado.

Apenas na primeira semana de seu reinado, a junta prendeu, torturou e exilou mais de 6.000 supostos oponentes políticos em nome da proteção da Grécia do comunismo. Suas ações, a saber, aconteceram tão rapidamente e de forma brutal que, em setembro de 1967, a Comissão Europeia de Direitos Humanos acusou o Regime dos Coronéis de múltiplas violações graves dos direitos humanos.

Tailândia

Em maio de 2014, o governo provisório da Tailândia sofreu um golpe de Estado sem derramamento de sangue liderado pelo General Prayuth Chan-ocha, comandante do Exército Real Tailandês. A saber, Prayuth criou uma junta militar, o Conselho Nacional para a Paz e a Ordem (NCPO), para governar o país.

A junta revogou a constituição, declarou a lei marcial e baniu todas as formas de expressão política. Em 2017, o NCPO emitiu uma constituição provisória concedendo-se poder quase total e estabelecendo uma legislatura fantoche, que elegeu por unanimidade o primeiro-ministro de Prayuth.

Em 2019, entretanto, um novo governo eleito assumiu o país, pondo fim na ditadura militar.

E então, você já sabia dessa lista? Vale a pena usá-la em seus estudos!

Também falamos sobre o tema em outro artigo: História: O que caracteriza uma Ditadura Militar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.