6 mulheres que marcaram a história da matemática

A matemática como um campo da ciência ou filosofia foi amplamente fechada para as mulheres ao longo da maior parte da história. Entretanto, com o tempo esse estigma foi mudando.

A saber, desde os tempos antigos até o século 19 e no início do século 20, algumas mulheres foram capazes de alcançar notabilidade em matemática.

Mulheres da Matemática

Selecionamos seis mulheres que fizeram história na matemática, juntamente com outros campos da ciência. Conheça!

Hipácia de Alexandria

Ela era a chefe assalariada da Escola Neoplatônica em Alexandria, Egito, desde o ano 400. Seus alunos eram jovens pagãos e cristãos de todo o império. Ela foi morta por uma multidão de cristãos em 415, provavelmente inflamada pelo bispo de Alexandria, Cirilo.

Elena Cornaro Piscopia

Ela foi uma criança prodígio que estudou muitas línguas, compôs música, cantou e tocou muitos instrumentos e aprendeu filosofia, matemática e teologia. Seu doutorado, pela primeira vez, foi na Universidade de Pádua, onde estudou teologia. Ela se tornou professora de matemática lá.

Émilie du Châtelet

Escritora e matemática do Iluminismo francês, Émilie du Châtelet traduziu os Principia Mathematica de Isaac Newton. Ela também era uma amante de Voltaire e era casada com o marquês Florent-Claude du Chastellet-Lomont. Ela morreu de embolia pulmonar após dar à luz aos 42 anos uma filha, que não sobreviveu à infância.

Maria Agnesi

A mais velha de 21 filhos e uma criança prodígio que estudava línguas e matemática, Maria Agnesi escreveu um livro para explicar matemática para seus irmãos, que se tornou uma obra notável. Ela foi a primeira mulher indicada como professora universitária de matemática, embora haja dúvidas de que ela assumiu a cadeira.

Sophie Germain

A matemática francesa Sophie Germain estudou geometria para escapar do tédio durante a Revolução Francesa, quando ela estava confinada à casa de sua família, e passou a fazer importantes trabalhos em matemática, especialmente seu trabalho sobre o Último Teorema de Fermat.

Charlotte Angas Scott

Criada em uma família que o encorajou a estudar, Charlotte Angas Scott se tornou a primeira chefe do departamento de matemática do Bryn Mawr College. Seu trabalho para padronizar os testes para o ingresso na faculdade resultou na formação do College Entrance Examination Board.

E então, gostou de conhecer essa lista?

Não deixe de ler também – Matemática: História e definição do Teorema de Pitágoras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.