5 personalidades importantes da história clássica

Ao lidar com história antiga / clássica, a diferença entre história e lenda nem sempre é clara. A evidência é escassa para muitas pessoas, desde o início da escrita até a queda de Roma (476 EC – Era Comum). É ainda mais difícil em áreas a leste da Grécia.

Com este lembrete, aqui está nossa lista das pessoas mais importantes do mundo antigo. Em geral, excluímos figuras bíblicas antes de Moisés, fundadores lendários de cidades greco-romanas e participantes da guerra de Tróia ou da mitologia grega. Além disso, observe que a data firme 476 foi violada pelo “último dos romanos”, o imperador romano Justiniano.

Essa lista foi montada para ser o mais abrangente possível e para limitar o número de gregos e romanos, especialmente aqueles encontrados em outras listas, como os imperadores romanos. Tentamos reunir pessoas com quem não especialistas podem encontrar em filmes, leituras, museus, educação em artes liberais, etc., e não temos absolutamente nenhum escrúpulo em incluir vilões – pelo contrário, já que são alguns dos mais pitorescos e escrito sobre.

Algumas das pessoas incluídas foram apresentadas com argumentos fortes e fundamentados. Um, em particular, se destaca, Agripa, o homem geralmente enterrado nas sombras atrás de Augusto.

Ésquilo

Ésquilo (525–456 AEC – Antes da Era Comum) foi o primeiro grande poeta trágico. Ele introduziu o diálogo, a bota trágica característica (cothurnus) e a máscara. Ele estabeleceu outras convenções, como a realização de atos violentos fora do palco. Antes de se tornar um poeta trágico, Ésquilo, que escreveu uma tragédia sobre os persas, lutou na Guerra Persa nas batalhas de Maratona, Salamina e Plateia.

Agripa

Marcus Vipsanius Agrippa (c. 60-12 a.C) foi um renomado general romano e amigo próximo de Otaviano (Augusto). Agripa foi cônsul primeiro em 37 a.C. Ele também foi governador da Síria. Como general, Agripa derrotou as forças de Marco Antônio e Cleópatra na Batalha de Ácio. Após a vitória, Augusto concedeu sua sobrinha Marcela a Agripa como esposa.

Então, em 21 a.C, Augusto casou sua própria filha Júlia com Agripa. Com Júlia, Agripa teve uma filha, Agripina, e três filhos, Caio e Lúcio César e Agripa Póstumo (assim chamado porque Agripa estava morto na época em que nasceu).

Akhenaton

Akhenaton ou Amenhotep IV (dc 1336 a.C) foi um faraó da 18ª dinastia do Egito, filho de Amenhotep III e sua rainha-chefe Tiye, e marido da bela Nefertiti. Mais conhecido como o rei herege que tentou mudar a religião dos egípcios. Akhenaton estabeleceu uma nova capital em Amarna para seguir sua nova religião que se concentrava no deus Aton, de onde vem o nome preferido do faraó.

Logo após sua morte, muito do que Akhenaton havia construído se destruiu deliberadamente. Pouco depois, seus sucessores voltaram ao antigo deus Amun. Alguns consideram Akhenaton como o primeiro monoteísta.

Alaric, o Visigodo

Alaric foi o rei dos visigodos de 394–410 EC. Naquele último ano, Alaric levou suas tropas perto de Ravena para negociar com o imperador Honório, mas sofreu um ataque do general gótico, Sarus. Alaric interpretou isso como um símbolo da má-fé de Honório, então marchou sobre Roma. Este foi o maior saque de Roma mencionado em todos os livros de história.

Alaric e seus homens saquearam a cidade por três dias, terminando em 27 de agosto. Junto com sua pilhagem, os godos levaram a irmã de Honório, Gala Placídia , quando partiram. Os godos ainda não tinham uma casa e antes de adquirir uma, Alaric morreu de febre logo após a demissão.

Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande, Rei da Macedônia de 336–323 AEC, pode reivindicar o título de maior líder militar que o mundo já conheceu. Seu império, a saber, se espalhou de Gibraltar ao Punjab, e ele fez do grego a língua franca de seu mundo. Com a morte de Alexandre, uma nova era grega começou.

Este foi o período helenístico durante o qual os líderes gregos (ou macedônios) espalharam a cultura grega nas áreas conquistadas por Alexandre. O colega de Alexandre e parente Ptolomeu assumiu a conquista egípcia de Alexandre e criou uma cidade de Alexandria que se tornou famosa por sua biblioteca, que atraiu os principais pensadores científicos, assim como filosóficos da época.

E então, gostou de conhecer o tema?

Leia também – Sumérios: Entenda a história desse povo antigo 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.