5 obras cinematográficas para estudar Escolas Literárias

Sabemos que em processos preparatórios para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio ou vestibular, lemos tanto que se torna cansativo. Desse modo, este artigo apresenta 5 obras cinematográficas para estudar algumas Escolas Literárias. A alternativa para os estudo pode estar no cinema.

Veja abaixo nossas dicas!

1. Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira

Primeiramente começamos nossa lista com um filme perfeito para estudar o período histórico do Quinhentismo.

Baseado nas experiências reais de Hans Staden, o filme de 1999, retrata alguns dos momentos de Hans em terras brasileiras, no período inicial da colonização do Brasil, seguindo para meados dos anos 1500.

Outro filme que retrata a trajetória de Hans entre os Tupinambá é Como era gostoso o meu francês (1970).

obras cinematográficas para estudar

2. Carlota Joaquina: a princesa do Brasil, de Carla Camurati

Como o anterior, este filme é baseado em uma história real. Nesse sentido, o filme narra com linguagem satírica a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, para residir no Rio de Janeiro. 

A protagonista, Carlota, vivida por Marieta Severo, é retratada em sua fase de adaptação às novas terras, desse modo, o filme se adequa ao período do Romantismo.

3. Cortiço, de Francisco Ramalho Júnior

O filme Cortiço é uma obra cinematográfica baseada no romance realista naturalista de Aluísio Azevedo. Nesse sentido, trata-se da terceira das dica das obras cinematográficas para estudar Escolas Literárias.

Sendo fiel ao romance, o filme aborda a sensualidade e a pobreza retratados no livro, centrando seu roteiro nas personagens Rita  Baiana e João Romão.

4. Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos 

Baseado em romance homônimo de Graciliano Ramos, este filme foi indicado à Palma de Ouro. O filme ambienta-se no sertão, sendo fiel ao livro. Desse modo, é ótimo para estudar elementos do período literário e artístico do Modernismo.

obras cinematográficas para estudar

Ainda hoje o filme é considerado uma das maiores obras do cinema brasileiro.

5. A Hora da Estrela, de Suzana Amaral

Nessa mesma linha temporal,  a última dica é do filme que retrata o último romance da escritora Clarice Lispector, A Hora da Estrela

Também este é considerado uma obra-prima da cinematografia brasileira, tendo recebido vários prêmios.

O filme retrata a vida de Macabéa tal como no livro de Lispector, desse modo, é uma boa dica para estudar elementos da Geração de 45 ou período Pós Moderno.

E aí? Curtiu as dicas? Então comenta aqui!

 

Veja obras de autoria feminina mais presentes em vestibulares.

Já conhece o livro Quarto de Despejo? Saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.