4 livros para entender o que foi o nazismo

Estude o período mais a fundo com essas dicas de leitura!

O nazismo foi uma ideologia extremista desenvolvida pelo Partido Nazista, sob o comando do seu líder Adolf Hitler. Eles pregavam a defesa da raça ariana e “pura” segundo eles.

Desse modo, desencadearam um verdadeiro massacre sobretudo ao povo judeu, cigano, negro, assim como homossexuais, portadores de deficiência, entre outros. 

Foi um dos regimes mais cruéis da história da humanidade, e por isso é muito cobrado em vestibulares, assim como no Enem.

Vale muito a pena ficar ligado no tema para estudar e se dar bem nas provas. Desse modo, selecionamos quatro livros que vão ajudar no entendimento dessa ideologia. Vamos ver?

Hitler (Ian Kershaw)

O livro baseia-se em uma grande documentação conhecida através de depoimentos e achados recentes, como por exemplo o diário de Goebbels, o então ministro da Propaganda na terrível Alemanha Nazista.

Destaca-se, pela riqueza de detalhes sobre os traços de personalidade de Adolf Hitler, inclusive os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a sociedade alemã nesse período. 

A trilogia do Terceiro Reich (Richard Evans)

A trilogia de Richard Evans forma-se pela: “A Chegada do Terceiro Reich” , “O Terceiro Reich no Poder” e “O Terceiro Reich”. Os livros apresentam desde a Alemanha comandada por Otto von Bismarck até o fim do Terceiro Reich, logo após a derrota na Segunda Guerra. 

O professor Richard Evans é um profundo estudioso sobre a Alemanha Nazista e por isso é uma autoridade mundial no assunto. Além disso, o livro oferece uma linguagem acessível e envolvente, oferecendo um vasto conhecimento sobre o tema. 

Eichmann em Jerusalém: Um Relato Sobre a Banalidade do Mal(Hannah Arendt)

Ao acompanhar o julgamento de um dos principais organizadores do holocausto, uma longa reflexão tomou conta de Hannah Arendt.

Como um ser humano comum, simples, teria sido capaz de cometer tanta crueldade? Para aderir o nazismo, não era necessário ser um monstro?

Essa inquietude acabou gerando o livro, que trata da natureza do mal nos instrumentos do Estado no século XX, assim como, seu poder de influência sobre as pessoas. 

O Diário de Anne Frank (Anne Frank)

O livro não trata o cenário político e econômico do período nazista. Mas sim um relato sobre o regime nas ruas e no cotidiano dos judeus.

Anne Frank, conta detalhes de sua vida antes da ascensão nazista e a fase em que viveu com a família escondida em um sótão.

Infelizmente, em 1944, Anne foi transferida para um campo de concentração, sendo assassinada em 1945. 

Leia também outro artigo relacionado ao tema – 7 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.