4 livros para conhecer a escritora Toni Morrison

Toni Morrison nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos. Foi uma renomada escritora negra e chegou a vencer o prêmio Pulitzer e o Nobel de Literatura. Além disso, os seus textos trazem a denúncia contra a escravidão e o racismo. Toni atuou como professora até o final de sua vida, em 2019.

Confira abaixo algumas de suas obras mais importantes.

O olho mais azul, de 1970

Primeiramente, apresentamos o primeiro livro de romance da autora. Essa obra relata a história de uma garota negra que sonhava em ter olhos azuis. Ela morava em Ohio com sua família e considerava que ter a pele clara era sinônimo de beleza. 

Publicado quando Morrison tinha 39 anos, esse livro fez muito sucesso, chegando até mesmo a entrar na lista de leitura de universidades. No entanto, a obra enfrentou também obstáculos quando foi proibida nas escolas pelo governo. Sem dúvida, é um texto indispensável para conhecer o tom de sua escrita.

Jazz, de 1992

Essa instigante narrativa retrata a vida de uma jovem baleada pelo seu amante. A historia de passa em 1920, nas ruas do Harlem, um bairro negro da periferia de Nova York. Desse modo, é uma boa opção de leitura para refletir sobre a violência.

Paraíso, de 1998

O livro Paraíso faz parte da trilogia de romances, que se inicia com o livro Amada (1987). O texto problematiza questões como a condição dos negros na sociedade americana do século XIX e a reverberação disso nos dias atuais. 

A história se passa numa cidade fictícia onde apenas pessoas negras podem morar. Ali eles se refugiam e lutam contra a escravidão e os maus tratos. Porém, a chegada de uma forasteira muda totalmente a dinâmica daquela cidadezinha e culmina em um brutal assassinado. 

De volta pra casa, de 2012

Em De volta pra casa, o leitor é apresentado à saga de um rapaz de 20 anos que retorna para casa, nos Estados Unidos, depois de lutar na Guerra da Coreia. Ele encontra sua irmã e com ela enfrenta as opressões de um país segregado e machista.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.