Página PrincipalEnem dos Concursos: veja todas as regras alteradas depois do adiamento da prova
Concurso Unificado
Enem dos Concursos: veja todas as regras alteradas depois do adiamento da prova
No próximo dia 18 de agosto, milhões de brasileiros de todas as regiões do país estarão realizando o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido popularmente como o Enem dos concursos. A prova aconteceria no dia 5 de agosto, mas foi adiada em decorrência das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.
Ao contrário do que muita gente imagina, esse adiamento fez com que várias das regras definidas anteriormente para o Enem de Concursos fossem alteradas. Para o candidato, é muito importante prestar atenção a essas mudanças, para não ter nenhum tipo de surpresa desagradável no próximo dia 18.
Quais são as mudanças no Enem dos Concursos
Para ajudar no processo de identificação dessas alterações, listamos abaixo um grupo de medidas que já foram anunciadas pelo Ministério da Gestão, a pasta responsável pela aplicação do Enem dos Concursos.
O ministério alterou a regra de não permitir a anotação de respostas pelo candidato. Com isso, fica decidido que será fornecido a cada pessoa uma folha de rascunho que poderá ser levada para casa no final do exame;
Também houve mudança no local de prova de alguns municípios, e não apenas de cidades do Rio Grande do Sul. Por isso, é muito importante conferir o seu cartão de inscrição para saber se o seu local não foi alterado.
Os horários do Enem dos Concursos
De acordo com as informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, os inscritos para os blocos de nível superior deverão responder a 20 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
Para os candidatos do bloco de nível médio, serão 20 questões objetivas também de múltipla escolha, além de uma redação.
Já no período da tarde, os portões deverão abrir às 13:00 também pelo horário de Brasília. Os candidatos dos blocos de nível superior deverão responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos.
Os inscritos no bloco de nível médio deverão realizar mais 40 questões objetivas também de múltipla escolha. Vale frisar que as provas para o nível médio não deve incluir questões dissertativas, apenas a redação que será realizada no período matutino.
Turno matutino
Abertura dos portões: 7h30;
Fechamento dos portões: 8h30;
Início da aplicação: 9h;
Duração da prova: 2h30
Turno vespertino
Abertura dos portões: 13h;
Fechamento dos portões: 14h;
Início da aplicação: 14h30;
Duração da prova: 3h30.
O cartão de confirmação
Ainda de acordo com informações do Ministério da Gestão, o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível a partir do próximo dia 7 de agosto. É justamente nesse documento que o governo deverá detalhar dados como os locais de provas, por exemplo.
Se preferir, o candidato poderá acessar o documento através da área do candidato, o mesmo local em que o cidadão realizou a inscrição. Vale frisar que para entrar nesse sistema é preciso ter login com a sua conta gov.br.
O cronograma do Enem dos Concursos
Abaixo, estão as novas datas indicadas para o concurso
4 de julho: Publicação do Decreto e retificação do Edital.
5 a 7 de julho: Abertura do sistema para que candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS possam solicitar a mudança do local de prova, além da opção para candidatos de todo o Brasil solicitarem o reembolso da taxa de inscrição.
7 de agosto: Disponibilização dos Cartões de Confirmação.
18 de agosto: Realização das provas.
18 de agosto: Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h).
20 de agosto: Publicação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
20 e 21 de agosto: Período para interposição de recursos sobre as questões formuladas e/ou os gabaritos divulgados.
10 de setembro: Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.
8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da parte discursiva.
21 de novembro: Publicação final dos resultados.
Janeiro de 2025: Início das convocações para posse e cursos de formação. Para os cargos que incluem curso de formação, as chamadas devem iniciar em dezembro.