Atualidades

Enem dos Concursos: veja dicas para começar a estudar faltando pouco tempo para a prova

Falta cada vez menos para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido popularmente como Enem dos Concursos. De acordo com as informações oficiais, o exame deverá ser realizado no próximo dia 18 de agosto.

Boa parte dos candidatos naturalmente já começou a se preparar para realizar o certame. Mesmo porque, inicialmente a ideia era realizar o Enem dos Concursos ainda no dia 5 de maio. Contudo, a prova foi adiada em decorrência dos desastres que ocorreram no Rio Grande do Sul.

O fato, no entanto, é que uma parte dos candidatos ainda não começou a estudar nada para o Enem dos concursos. Faltando poucos dias para a prova, ainda vale a pena estudar? O que acham os principais especialistas sobre o tema?

Dicas para estudar faltando pouco tempo

De acordo com os principais especialistas, se você ainda não começou a estudar e quer começar a fazer isso agora, a primeira dica é realizar um levantamento do seu tempo disponível para os estudos, e também dos principais conteúdos que você deve priorizar.

E o que você deve priorizar? Ainda de acordo com os especialistas, a principal dica é dar preferência para as disciplinas dos eixos temáticos que têm maior peso.

Com essa informação em mãos, a dica é que esses candidatos passem a criar um percurso passando pelos principais conteúdos analisados pela banca com resumos até cerca de uma semana antes da prova.

Enem dos concursos será realizado em 18 de agosto. Imagem: Reprodução

Já comecei a estudar para o Enem dos Concursos

E quais são as dicas para as pessoas que já começaram a estudar para o Enem dos concursos? Para esse público, os especialistas indicam que agora o essencial é fortalecer a base de conhecimento dos conteúdos.

Na prática, a dica é realizar revisões, além de começar a buscar a fortalecer os pontos que você considera que tem mais dificuldade, ou seja, aquelas em que os seus índices de acertos são naturalmente mais baixos. 

Outra dica importante para quem já está estudando é fortalecer a questão discursiva, porque essa é uma parte muito importante do concurso. No caso do CPNU, estamos falando de 20 pontos em jogo.

Neste caso, os especialistas indicam que este grupo de candidatos pode continuar avançando sobre os conteúdos do edital até cerca de duas semanas antes da realização da prova.

O que se sabe sobre os horários do Enem dos Concursos

De acordo com as informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, os escritos para os blocos de nível superior deverão responder a 20 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.

Para os candidatos do bloco de nível médio, serão 20 questões objetivas também de múltipla escolha, além de uma redação.

Já no período da tarde, os portões deverão Abrir às 13:00 também pelo horário de Brasília. Os candidatos dos blocos de nível superior deverão responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos.

Os inscritos no bloco de nível médio deverão realizar mais 40 questões objetivas também de múltipla escolha. Vale frisar que as provas para o nível médio não deve incluir questões dissertativas, apenas a redação que será realizada no período matutino.

Turno matutino  

  • Abertura dos portões: 7h30;
  • Fechamento dos portões: 8h30;
  • Início da aplicação: 9h;
  • Duração da prova: 2h30

Turno vespertino 

  • Abertura dos portões: 13h;
  • Fechamento dos portões: 14h;
  • Início da aplicação: 14h30;
  • Duração da prova: 3h30.

O que se sabe sobre o cartão de confirmação

Ainda de acordo com informações do Ministério da Gestão, o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível a partir do próximo dia 7 de agosto. É justamente nesse documento que o governo deverá detalhar dados como os locais de provas, por exemplo.

Se preferir, o candidato poderá acessar o documento através da área do candidato, o mesmo local em que o cidadão realizou a inscrição. Vale frisar que para entrar nesse sistema é preciso ter login com a sua conta gov.br.