Entramos oficialmente na última semana de preparação para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como Enem dos concurso. De acordo com as informações oficiais, o exame será aplicado em todo o Brasil no próximo dia 18 de agosto.
Para boa parte dos especialistas, agora o momento não é mais de estudar. De todo modo, a grande dica para todas as pessoas que estão inscritas no certame, é prestar atenção nas regras internas da prova para não ter nenhuma surpresa no próximo domingo.
Para ajudar nesse processo, listamos abaixo uma série de 8 pontos importantes que foram divulgados pelo Governo Federal, e que todos os candidatos devem saber antes da realização do exame.
Em primeiro lugar, é importante lembrar dos horários. Os portões dos locais das provas serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 na parte da manhã. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13 h, e fechados às 14 h, sempre considerando o horário de Brasília.
O candidato também deverá se preparar para a coleta digital. Assim que receberem a prova nas salas de aplicação, os candidatos receberão o cartão de respostas com seus dados. Logo depois, o aplicador da prova vai circular pela sala para realizar a coleta digital, que também ficará registrada no próprio cartão de respostas.
Atenção: o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa que qualquer candidato poderá ser eliminado se, durante a realização da prova, realizar qualquer tipo de comunicação verbal ou não, com outros candidatos.
No dia da realização da prova será preciso levar consigo ao menos um documento de identificação pessoal. Mesmo os documentos virtuais serão aceitos: e título, carteira nacional de habilitação (CNH Digital), ou mesmo RG digital. A apresentação desse documento será feita no momento da entrada no local da prova.
É importante deixar claro que o aplicador não vai aceitar apresentação de cópias, mesmo que elas estejam autenticadas. Também não serão permitidas entradas na prova através da apresentação de fotografias de documentos.
Também é importante lembrar que não será permitida a utilização de relógios de braço pelos candidatos.
Também não serão permitidos aos candidatos o uso de acessórios básicos como óculos escuros, chapéus, bonés, gorros ou mesmo protetores auriculares.
Os candidatos poderão levar lanches e água para o dia da prova. Contudo, é importante lembrar que as embalagens dos alimentos deverão estar lacradas. Garrafas de água precisam ser transparentes.
Caso você precise ir ao banheiro durante a prova, será preciso avisar ao fiscal. A partir desse momento, esse fiscal vai designar um outro fiscal volante para acompanhá-lo até o banheiro. Vale frisar que não será permitido sair com bolsa, envelope, ou qualquer tipo de objeto.
Também é importante destacar que não vai ser permitido o uso do banheiro no local de aplicação das provas depois do fim da aplicação.
Abaixo, estão as novas datas indicadas para o concurso