Com as datas do ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, os candidatos estão cada vez mais preocupados com a prova de redação. Afinal, a redação é um dos elementos mais importantes do ENEM, uma vez que ela é responsável por boa parte da pontuação final no exame.
Dessa maneira, é muito importante que você consiga um bom desempenho na redação do ENEM. Uma das melhores estratégias para atingir esse objetivo é praticar muito, principalmente com temas que foram cobrados em edições passadas da prova.
Dessa maneira, para turbinar a sua preparação, separamos um texto completo com todos os temas que já foram cobrados na prova de redação do ENEM desde a sua primeira edição. Vamos conferir!
Muitos candidatos ignoram a importância de estudar os temas passados da prova de redação, mas isso é um grande erro.
Analisar os temas passados da redação irá te ajudar a entender o padrão da prova. Você poderá perceber quais são os tipos de assuntos mais cobrados e qual é o recorte realizado mais frequentemente pela banca examinadora, por exemplo. Isso poderá ser muito útil na sua preparação, uma vez que você poderá estudar sobre temas atuais que, seguindo o padrão dos exames anteriores, possuem grandes chances de apareceram no ENEM 2023.
Além disso, praticar a redação usando temas passados da prova do ENEM é uma das melhores estratégias para quem quer simular as condições reais do exame. Dessa forma, utilize a lista que trouxemos para você para praticar as suas habilidades de escrita aos moldes previstos pelo ENEM.
Veja quais foram os temas propostos pelo ENEM para os candidatos que participaram das últimas edições da prova. Tenha em mente que a primeira edição do ENEM foi realizada em 1998.
No ENEM, os candidatos devem escrever um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema proposto pela prova. Dessa forma, a redação deve ser baseada em argumentos que defendam uma determinada posição sobre o tema.
Os participantes deverão escrever um texto mínimo de 7 linhas e que contenha, no máximo, 30 linhas. A redação texto será corrigida e poderá receber uma pontuação entre 0 e 1000 pontos.