Nos próximos dois finais de semana, milhões de estudantes de todas as regiões do país estarão concentrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como nos anos anteriores, uma das principais dicas para estes candidatos é se preparar com antecedência para evitar problemas.
E aqui não estamos falando apenas do estudo das disciplinas que serão abordadas no exame. Os alunos precisam se preparar para o deslocamento entre a sua casa e o endereço da prova. Boa parte dos candidatos prefere não ir de carro e usar o transporte público.
Neste sentido, vale pesquisar se a sua cidade vai contar com algum tipo de ajuda dos seus governantes. No decorrer desta semana, algumas prefeituras e governos de estados estão anunciando o passe livre para os dias das provas do Enem. Abaixo, separamos quatro delas.
A maior cidade do país é também a que registra o maior número de candidatos do Exame Nacional do Ensino médio. A prefeitura local já confirmou que vai aplicar gratuidade nos ônibus do transporte público nos domingos 5 e 12 de novembro.
Esta é uma informação que certamente alivia muitos candidatos, já que nos últimos dias, vários deles usaram as redes sociais para dizer que foram selecionados para realizar a prova em locais muito distantes dos seus endereços, o que gerou muitas críticas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza a prova.
“A SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus ao longo do domingo e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes”, diz a prefeitura de São Paulo.
Nesta terça-feira (31), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que os alunos que irão realizar a prova do Enem terão direito ao uso do transporte público sem precisar pagar nada.
“O governo do Estado vem anunciar que está sendo dada isenção de passagem de ônibus para todos os participantes do Enem, desde que estejam a comprovar a sua inscrição. Tanto pra ir para a prova quanto para voltar para a sua casa”, disse o governador.
No Recife, em Pernambuco, a prefeitura anunciou nesta semana que vai aplicar um reforço de 28 linhas que circulam na Região Metropolitana do estado.
As linhas com acréscimo de frota são:
Segundo informações do Grande Recife Consócio de Transporte, 138 coletivos deverão realizar 1.199 viagens o longo do primeiro dia de provas do Enem. O anúncio foi feito na segunda-feira (30).
Em outra grande capital do país, também haverá reforço nas linhas. Estamos falando de Salvador. Na capital baiana, a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai reforçar 86 itinerários que atendem diversas regiões da cidade. O BRT vai funcionar das 5h às 23h10 e vai contar com reforço.
O metrô informou que os estudantes que farão a prova não precisarão pagar a passagem no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas nos dois próximos domingos.
Para conseguir a gratuidade será preciso apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária.