Segundo as informações divulgadas pelo Inep, responsável pelo ENEM 2023, os estudantes que estavam inscritos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e não puderam comparecer nos dias de aplicação das provas poderiam solicitar a reaplicação do exame.
Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, um comunicado oficial confirma que o prazo para enviar os pedidos de reaplicação ao Inep foi prorrogado.
Assim, para que você conheça o novo prazo e entenda como enviar a solicitação, separamos um resumo completo sobre a reaplicação das provas do ENEM 2023. Vamos conferir!
Conforme o calendário divulgado pelo Inep, os candidatos interessados em solicitar a reaplicação das provas do ENEM 2023 deveriam encaminhar o próprio pedido até esta sexta-feira, dia 17 de novembro. Porém, um anúncio oficial confirma que o prazo foi estendido e os estudantes poderão submeter os pedidos até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.
O aumento do prazo foi necessário devido ao feriado da Proclamação da República (15 de novembro).
Segundo as informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Educação, se um candidato inscrito no ENEM 2023 foi afetado por algum imprevisto que impediu a participação em algum dos dias de prova conforme as datas pelo calendário oficial (5 e 12 de novembro), é possível solicitar a reaplicação do exame.
Nesta edição do ENEM, a reaplicação das provas será realizada pelo Inep nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.
Para solicitar a reaplicação das provas, os candidatos que faltaram em um dos ou dois dias de provas do ENEM devem encaminhar a solicitação por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível na Página do Participante, no site do Inep.
A reaplicação do ENEM 2023 será concedida somente em alguns casos. Confira quais são eles:
Se um candidato contraiu determinadas doenças na semana de qualquer um dos dias de prova do ENEM 2023, ele teria o direito de faltar no exame e, consequentemente, de solicitar a reaplicação do ENEM.
Ao encaminhar o pedido, o candidato deverá enviar também um documento que comprove a situação. Além disso, as doenças previstas pelo Inep são as seguintes:
É importante destacar, porém, que a reaplicação não será concedida a um candidato que, por exemplo, se sentiu mal no dia do ENEM e abandonou o local de provas.
Os estudantes que foram afetados por problemas logísticos que comprometeram a realização da prova nos locais determinados pelo Inep poderão solicitar a reaplicação do ENEM 2023.
Os problemas logísticos previstos pelo Inep são os seguintes:
Nesta edição do ENEM, estudantes de todo o Brasil reclamaram da distância dos locais de prova em relação aos endereços de residência informados durante a inscrição.
Diante dos protestos, o Inep emitiu um comunicado oficial dizendo que os candidatos não seriam prejudicados pela distância dos locais de prova e que todos os participantes teriam o direito de ser alocados para um local de prova que esteja localizado em um raio máximo de 30 quilômetros do CEP informado durante a inscrição.
Assim, os estudantes que foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros do próprio endereço de residência e, por esse motivo, não puderem comparecer a um dos dias do ENEM 2023, poderão solicitar a reaplicação das provas no site do Inep.