Enem e Vestibular

ENEM 2023: erros que você NÃO pode cometer

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998. Nos dias de hoje, a prova é aplicada todos os anos pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

Se você quer se preparar bem para o ENEM 2023, você precisa estudar todo o conteúdo que será cobrado na prova e praticar bastante. Porém, além disso, você deve também conhecer quais são os erros que não podem ser cometidos na prova.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com os erros que você não deve cometer no ENEM 2023. Vamos conferir!

Fugir do tema da redação

Como sabemos, a redação é um dos elementos mais importantes de toda a prova do ENEM, influenciando de forma decisiva a pontuação do candidato.

Dessa forma, um dos erros que você não pode cometer no ENEM é fugir do tema proposto pela prova de redação. A fuga do tema acontece quando o principal assunto/ideia do tema proposto não é desenvolvido pelo candidato.

Esse é um dos maiores erros que você pode cometer na redação do ENEM. Para não fugir do tema, é muito importante que você compreenda bem a linha temática da sua redação. Lembre-se de que todos os seus parágrafos devem fazer referência ao tema proposto de alguma forma.

Não ler as questões com atenção

O ENEM é um exame que avalia a capacidade de leitura e interpretação de textos dos candidatos . Praticamente todas as questões da prova possuem textos verbais e não verbais que devem ser usados na resolução das questões. Por isso, é fundamental que você leia cada uma das questões com muita atenção, evitando interpretações equivocadas que possam prejudicar o seu desempenho.

Além disso, é importante que você seja capaz de identificar as palavras-chave dos enunciados das questões e dos textos de apoio, uma vez que elas podem ajudar te ajudar na compreender o sentido do texto e, consequentemente, na resolução das questões.

Não controlar o tempo disponível

Um dos maiores erros dos estudantes é esquecer de dividir o tempo disponível para a resolução das questões.

Tenha em mente que o ENEM é um exame de longa duração, mas que você não pode perder muito tempo em algumas questões, uma vez que isso irá te atrapalhar e te impedir de resolver todas as perguntas propostas.

Uma boa estratégia para evitar esse problema é ir para a prova do ENEM com uma divisão de tempo já determinada na sua cabeça. Reserve um tempo para cada área do conhecimento e para a redação. Você pode pensar, por exemplo, “vou gastar X minutos para fazer a redação e X minutos para resolver as questões de Linguagens. O restante do tempo eu vou usar para revisar as minhas respostas”.

O importante não é seguir exatamente o tempo estabelecido, mas apenas ter uma referência para que você garanta que todas as questões sejam respondidas dentro do prazo.

Não passar as respostas para o gabarito

Muitos estudantes cometem um erro gravíssimo: não passam as respostas das questões para o gabarito e deixam para fazer isso no final do exame, quando o tempo está quase acabando. Isso pode ser um erro, uma vez que você pode ficar sem tempo para passar as respostas para a folha de respostas no final da prova. Ou, ainda, você também pode ter que fazer todo esse processo de forma acelerada e sem prestar atenção, o que pode provocar erros no cartão.

Para evitar esse problema, busque passar as respostas para o gabarito assim que você terminar uma das seções da prova. No primeiro dia, por exemplo, assim que você terminar a resolução das questões de Ciências Humanas já passe todas as respostas para o cartão antes mesmo de começar a resolver as questões de Linguagens.