O ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) será composto por cinco áreas do conhecimento diferentes. Uma delas será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões no primeiro dia de aplicação de provas.
A prova de Linguagens e Códigos aborda tópicos variados, mas é claro que existem alguns assuntos abordados com mais frequência. Dentre eles, podemos citar o escritor Olavo Bilac e as suas principais obras.
Características das obras de Olavo Bilac foram abordadas em praticamente todas as edições da prova do ENEM até o momento. Assim, é importante que os estudantes conhecem esse autor e o movimento literário do qual ele fazia parte, o Parnasianismo.
Para te ajudar na sua preparação para a prova de Linguagens do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre Olavo Bilac e suas obras literárias. Vamos conferir!
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido simplesmente como Olavo Bilac, foi uma das figuras mais importantes da literatura brasileira entre o final do século XIX e o início do século XX.
Atualmente, Bilac é considerado o maior representante do Parnasianismo, escola literária da qual fazia parte ao lado de outros autores, como Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Vicente de Carvalho.
Como mencionamos, Olavo Bilac é considerado o maior representante do Parnasianismo brasileiro. Essa escola literária surgiu na França, no século XIX, e foi caracterizada pela valorização da forma, da estética e da objetividade na escrita.
O movimento foi criado em oposição ao Romantismo, que havia predominado até aquele momento. O termo “parnasianismo” é uma referência ao monte Parnaso, na Grécia, considerado o local de moradia das musas da mitologia grega. O nome foi escolhido pois os poetas parnasianos queriam alcançar a perfeição estética e o equilíbrio nas composições poéticas.
Olavo Bilac iniciou a sua carreira como jornalista, atuando na Gazeta de Notícias e no Diário de Notícias, durante o governo do Marechal Floriano Peixoto. Em 1888, o autor publicou a sua primeira obra lírica, denominada de “Poesias”.
Na coletânea, é possível perceber a identificação de Bilac com o Parnasianismo e as suas principais características.
A sua segunda obra, por sua vez, foi “Via Láctea”. Na obra,, Bilac continuou a desenvolver seu estilo parnasiano, explorando temas mitológicos e celestiais, demonstrando uma habilidade ímpar em criar imagens poéticas vívidas.
Em 1894, o autor publicou “Crônicas e Novelas”, obra composta por contos e crônicas que ofereciam visões sobre a sociedade e cultura brasileira da época.
Alguns anos depois, em 1905, o autor publicaria “Tratado de Versificação”, uma obra em que Bilac demonstra as suas habilidades enquanto valioso crítico literário e teórico. Seu tratado é considerado uma contribuição valiosa para a compreensão da poesia Parnasiana.
Dentre os principais temas abordados por Olavo Bilac em seus textos, podemos citar:
A produção literária de Olavo Bilac é ampla e muito complexa, mas podemos identificar algumas características predominantes, como:
Devemos destacar que as poesias do autor são marcadas também pelo sentimentalismo, ainda que essa não seja uma característica típica dos escritores do Parnasianismo brasileiro.
Podemos dizer que a produção literária de Olavo Bilac foi responsável por contribuir com a renovação estética da poesia brasileira. A partir de suas produções, os poetas passariam valorizar a forma e a técnica. Devido à sua contribuição para a literatura nacional, Bilac ficou conhecido como o “Príncipe dos Poetas”.