A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998. Atualmente, a prova é aplicada todos os anos pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Uma das quatro provas que fazem parte do ENEM é aquela de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, formada por 45 questões e aplicada no segundo dia do exame.
Para que você consiga obter um bom desempenho na prova do ENEM 2023, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com os principais detalhes sobre o funcionamento da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Confira!
Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma das quatro provas que fazem parte do ENEM. As suas 45 questões são divididas entre as seguintes disciplinas:
Para que você consiga acertar o máximo de questões possíveis, é fundamental que você saiba quais são os tópicos mais cobrados em cada uma das três disciplinas que formam a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esses assuntos costumam aparecer com frequência nas edições do ENEM e é justamente por isso que você deverá estudá-los com maior atenção e também revisá-los antes da prova.
Vamos descobrir quais são alguns dos assuntos mais cobrados por cada uma das matérias da prova de Ciências da Natureza.
Biologia:
Física:
Química:
Sabemos que a prova de Ciências da Natureza do ENEM pode parecer muita complexa. Porém, saiba que existem algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar as questões de biologia, física e química de forma mais simples. Confira algumas delas a seguir:
Muitas das questões que podem ser cobradas na prova de Ciências da Natureza do ENEM são interdisciplinares, ou seja, abordam mais de uma disciplina na mesma questão.
Dessa maneira, é interessante que você se prepare para responder esse tipo de questão já nos seus estudos para a prova. Busque relacionar os diferentes tópicos de biologia, física e química sempre que possível.
Ao contrário do que muitos estudantes pensam, a interpretação de texto não é importante somente para a prova de Linguagens e Códigos do ENEM, mas para todo o exame, incluindo a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As questões de Ciências da Natureza podem apresentar gráficos, tabelas e outros tipos de textos. Assim, é muito importante que você treine a leitura e interpretação desses recursos ao longo dos seus estudos, uma vez que eles podem conter informações fundamentais para a resolução das questões.
Uma boa estratégia para quem quer entender a estrutura e o funcionamento das questões de Ciências da Natureza na prática é estudar com edições anteriores do exame.
Você pode inserir a resolução de questões de provas antigas nos seus estudos. Essa estratégia irá te ajudar a entender o estilo das questões do ENEM, além de te ajudar também a fixar o conteúdo estudado.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas em dois dias: 5 e 12 de novembro de 2023.
No primeiro dia, os candidatos irão responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e deverão escrever uma redação.
No segundo dia, por sua vez, os candidatos deverão responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e também 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Os resultados do ENEM, por sua vez, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.