O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, o período para pedidos de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A solicitação de reaplicação do exame deve ser feita por meio da Página do Participante.
Podem solicitar a reaplicação do exame, os participantes que não fizeram as provas nos dias 13 e 20 de novembro por estarem contaminados por Covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas no edital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Além disso, os candidatos que não realizaram as provas por problemas logísticos também terão direito à reaplicação. De acordo com o edital, são considerados como problemas de logística:
desastres naturais que prejudicam a realização do exame diante do comprometimento da infraestrutura do local;
falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova;
falha no dispositivo eletrônico do participante que solicitou uso de leitor de tela;
erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo ao participante
Para fazer a solicitação, os candidatos deverão anexar documento médico que comprove a doença ou documento que comprove o problema logístico. O Inep vai analisar cada caso de forma individual.
A reaplicação das provas do Enem 2022 está marcada para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
A aplicação regular das provas do Enem 2022 aconteceu nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. De acordo com o Inep, cerca de 2,5 milhões de estudantes participaram das provas, registrando 32,4% de abstenção.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp abre período de inscrição para seleção de Vagas Olímpicas 2023; saiba mais.