Qual será o tema da redação do ENEM esse ano?” Sem sombra de dúvidas esse é o principal questionamento de muitos estudantes, quando iniciam o último ano do ensino médio, ou de candidatos que pleiteiam uma vaga na universidade. No entanto, a realização do ENEM em 2020 ainda é uma incógnita, mesmo com o MEC mantendo o calendário das provas. A pandemia do CORONAVÍRUS acabou provocando uma série de incertezas quanto ao cumprimento de metas, eventos e prazos, porém, isso não é desculpa para não estudar.
A possibilidade da realização de um ENEM virtual em 2020 é uma das alternativas do MEC, mas não é unanimidade entre professores e estudantes, muito pelo contrário, pois tem sido alvo de criticas e objeto de preocupação, já que é nítida a discrepância de acesso a internet e a presença de computadores em escolas e residências no país. Mas isso não significa, que a preocupação com os temas a serem cobrados diminua. Pensando nisso, listamos através de pesquisa com professores de diversas áreas, os temas que poderão estar presentes na sua prova.
Filosofia: Primeiros filósofos; Ética; Natureza do conhecimento.
Sociologia: Desigualdade e estratificação social; Transformações no mundo do trabalho.
Geografia: População; Agricultura; Meio Ambiente; Favelização.
História: Brasil Império; República das Espadas; Era Vargas; Grandes epidemias na história (Peste Negra, Gripe Espanhola, Ébola…)
Redação: Sustentabilidade x Economia; Os desafios do sistema de saúde; Saúde mental no mundo globalizado; Analfabetismo funcional.
Língua portuguesa: Língua e Linguagem e suas funções; Tipologia Textual; Intertextualidade; Figuras de Linguagem.
Inglês: Fake News; Convivência (Temas para texto introdutório); Tempos verbais; Uso de preposições.
Espanhol: Impactos do CORONAVÍRUS no continente europeu (Tema para texto introdutório); Verbos regulares e irregulares; Los pretéritos; Falsos Cognatos.
Biologia: Biologia molecular (Expressão gênica, vírus emergentes…); Surto, Epidemia, Pandemia e Endemia; Biotecnologia.
Física: Termodinâmica; Cinemática; Sistemas e unidades de medida.
Matemática: Porcentagem; Progressão Geométrica; Função Exponencial; Regra de três.
Na verdade é um “muito na cara” necessário, muitos profissionais que não estavam atentos a essas questões que envolvem a dinâmica gerada pela pandemia, tiveram que centrar suas ações, pesquisas e olhares para essa temática. Nos cursos de genética em especial, os estudos mais recentes estão cada vez mais voltados para entender melhor toda essa situação causada pelo COVID-19, e que com toda certeza trará importantes resultados para o futuro da humanidade.
O ENEM 2020 estará recheado de desafios, não só pela possibilidade de adiamento ou mesmo cancelamento das provas, mas, sobretudo pela necessidade de superação e enfrentamento de algumas barreiras. O movimento anticiência é uma delas, pois tenta tirar a credibilidade da ciência frente a diversas questões essenciais para a vida humana, o conhecimento científico passa a ser questionado de uma forma despudorada, por pessoas que se aproveitam da ignorância de parte da população.
O movimento anticiência se caracteriza principalmente por contestar diversos feitos científicos ao longo da história, ignorando veementemente décadas e séculos dedicados a pesquisa científica. O movimento antivacina é um exemplo dessa prática, adeptos dessa teoria acreditam que algumas vacinas seriam responsáveis por causar autismo nas pessoas, e por isso passam a desacreditar em profissionais que afirmam que a vacina é de longe uma das grandes invenções da humanidade.
Outro movimento forte atualmente, e que contesta ferozmente conceitos estabelecidos pela ciência, é o Terraplanismo, que considera como falsa a esfericidade do planeta Terra, defendo a tese de que nosso planeta seria plano e que o sol giraria em torno da Terra. Essas Ideologias guardam forte relação com um fanatismo e um fundamentalismo, que prega a possibilidade de se destacar na sociedade a partir da defesa de temas polêmicos, mesmo que sejam pautados na inconsistência e na falta de lucidez.
Por que devo me preparar para o ENEM mesmo diante da Pandemia?
• Seus concorrentes estão se preparando;
• O isolamento Social não é empecilho para o estudo;
• Exercitar o conhecimento adquirido melhora o aprendizado;
• Apesar do cenário de pandemia, o governo tem buscado alternativas para a realização da prova;
• O ENEM é a principal forma de ingressar na Universidade;
• Buscar conhecimento em tempo de isolamento social, é fundamental para garantir a saúde mental.
Abaixo segue o link de um ótimo E-book, contendo questões de atualidades.
Professor Jorman Santos: