Endomarketing significa por dentro do mercado, ou ainda, mercado interno. Sendo assim, é um termo que se refere, dentre outras coisas, à comunicação interna. Portanto, o Endomarketing é o marketing institucional voltado para as melhorias internas da empresa.
Por isso que algumas empresas se refere a essas ações como marketing interno. Sendo assim, as ações visam melhorar a comunicação interna e motivar as equipes.
A gestão de pessoas compreende as pessoas como parte das estratégias de mercado. Ao passo que a empresa desenvolve ações focadas na qualidade de vida dos funcionários, bem como na melhoria da comunicação de forma geral.
O Endomarkerting aproxima o funcionário da empresa, de forma que envolve outras áreas nas campanhas internas.
Dentre as ações da Gestão de Pessoas dentro do conceito Endomarketing, a empresa pode realizar algumas ações, como:
Assim as empresas melhoram os processos internos, minimizam os conflitos e melhoram os resultados.
Todavia, com o Endomarketing abrange a comunicação interna, sistemas de melhorias, canais de comunicação interna e reunião brainstorming pode fazer parte do conceito.
Além disso, novas politicas internas podem ser implementadas, estimulando novos conceitos atuais no negócio.
Todas as formas de comunicação interna fazem parte do endomarketing, de modo que a empresa pode melhorar o atendimento ao funcionários, elaborar jornais corporativos, realizar refeições em grupo, comemorar aniversários, enfim, tudo o que tange a melhoria do clima organizacional e comunicação interna.