O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, dia 8 de junho, os resultados dos pedidos de tratamento por nome social do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2022.
Portanto, os solicitantes já podem conferir o resultado por meio do Sistema Encceja. Aqueles que tiveram os pedidos recursados poderão entrar com recurso até as 23h59 do dia 14 de junho (horário de Brasília-DF).
Os recursos devem ser enviados por meio do Sistema Encceja. Os estudantes deverão anexar novos documentos conforme orientações do Inep. A divulgação do resultado do recurso do tratamento pelo nome social está prevista para o dia 17 de junho.
As inscrições do Encceja 2022 foram recebidas entre os dias 24 de maio e 4 de junho. A participação no Encceja é voluntária. Nesse sentido, participam do exame os estudantes que desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame.
A aplicação das provas do Encceja 2022 está prevista para o dia 28 de agosto. De acordo com o Inep, haverá mais de 600 opções de locais de aplicação de provas.
O Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, está marcado para os dias 11 e 12 de outubro.
De acordo com o edital, a prova será composta por quatro provas objetivas, compostas por 30 questões cada, além de uma proposta de redação. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito:
O Inep ainda não divulgou o período de divulgação do resultado final do Encceja 2022.
Veja mais informações no edital do exame.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFPB divulga resultado preliminar do Vestibular EaD 2022/2; saiba mais.