ENCCEJA 2018: Gabaritos das provas! Confira!

Provas foram aplicadas no domingo (05) no turnos da manhã e tarde

Foi aplicado neste domingo, 05 de agosto, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018). O exame tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. Os gabaritos serão divulgados em nosso site.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Gabaritos das provas Encceja 2018 – Em atualização

Inscrição ENCCEJA 2018

De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas entre 10 horas do dia 15 de abril de 2018 e 23 horas e 59 minutos do dia 27 de abril de 2018, no site oficial (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

Apostila Encceja 2018 – Atualizada

Provas ENCCEJA 2018

As provas do Encceja Nacional 2018 estão previstas para o dia 05 de agosto de 2018, em dois turnos (matutino e vespertino).

Manhã

Ensino fundamental – Prova I: Ciências Naturais e Prova II: Matemática

Ensino Médio – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Prova II: Matemática e suas Tecnologias

Abertura dos portões – 8h; Fechamento dos portões – 8h45

Início das provas – 9h; Término das provas – 13h

Tarde

Ensino Fundamental – Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Prova IV: História e Geografia.

Ensino Médio – Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Abertura dos portões – 14h00; Fechamento dos portões – 15h15

Início das provas – 15h30; Término das provas – 20h30

No dia de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 8h45, para as provas aplicadas no turno matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF.

É recomendado ao PARTICIPANTE comparecer ao local de realização das provas às 8h no turno matutino e às 14h30 no turno vespertino, conforme horário oficial de Brasília-DF.

Locais do Exame

O Exame será realizado em todos os estados da Federação, no Distrito Federal e nos municípios indicados no edital. Os locais de provas serão informados no CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO, disponível na página do participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja), sendo de responsabilidade do PARTICIPANTE sua verificação.

Orientações para realização do Encceja

O participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com antecedência de uma hora em relação ao horário fixado para seu início. Somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, observada a autorização do Aplicador, em cada turno em que estiver inscrito para realizar as provas.

O participante não poderá utilizar o banheiro do local de aplicação, após entregar a prova para o Aplicador. Durante a aplicação do Exame, o participante, sob pena de eliminação, não poderá: Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata.

Gabaritos Encceja 2018

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (http://portal.inep.gov.br) até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame.

Correção das provas e Resultados Encceja 2018

As marcações das respostas contidas no Cartão Resposta são processadas por leitura óptica, para que se proceda à correção. O cálculo das proficiências nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O desempenho do participante na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 (cem) e desvio padrão de 20 (vinte) pontos.

No caso da Redação, a nota global será dada, conforme descrito no Item 10.3, numa escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez). O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja.

O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a Certificação. 10.4.1 No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no ensino fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no ensino médio, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter Certificação. O participante será considerado proficiente na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Os resultados individuais do Encceja Nacional 2018 não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares diferentes dos explicitados neste edital.

Edital ENCCEJA 2018

Apostila ENCCEJA 2018 - Ensino Fundamental [CD Grátis]
Apostila ENCCEJA 2018 - Ensino Médio [+Curso Online]
Apostila ENCCEJA 2018 - Ensino Médio [CD Grátis]
Apostila ENCCEJA 2018 - Nível Fundamental [+Curso Online]
[Apostila Digital] ENCCEJA 2018 - Ensino Fundamental
[Apostila Digital] ENCCEJA 2018 - Ensino Médio
[Apostila Digital] ENCCEJA 2018 - Ensino Médio [+Curso Online]
[Apostila Digital] ENCCEJA 2018 - Nível Fundamental [+Curso Online]

Comentários estão fechados.