O primeiro pensamento do futuro empreendedor é como começar a criar sua empresa, quais providências tomar e quais são as mais importantes.
Por isso, vamos citar alguns passos que precisam ser seguidos para que você, empreendedor, possa criar sua empresa.
Além de precisar ter um espírito empreendedor, competência técnica e capital, existe uma transação legal e burocrática que deve ser cumprida.
Procurar o auxílio de um contador ou uma consultoria contábil é uma das primeiras providências.
O contador vai cuidar de todo processo de legalização da empresa, e posteriormente, cuidar da parte contábil que precisa ser apurada mensalmente.
No começo de um negócio, o empreendedor acaba passando por alguns obstáculos como falta de capital ou instalações físicas, falta de conhecimento do mercado e até mesmo inexperiência administrativa.
Porém, uma solução para esse começo difícil, pode ser o auxílio de uma incubadora.
Incubadoras são instituições que oferecem apoio a pequena empresa durante seus primeiros anos de existência.
Muitas empresas são criadas para lançar ideias inovadoras no mercado. Mas não são apenas esses produtos de tecnologia de ponta que fazem sucesso.
No mercado estão sempre chegando ao mercado produtos e serviços triviais, sem nenhuma sofisticação tecnológica, mas nem por isso deixam de ser competitivos.
Afinal, os bons negócios dependem de estar no lugar certo, na hora certa, com o produto certo.
O empreendedor, porém, precisa perseguir e saber identificar uma oportunidade para sua empresa.
Esse é o papel do empreendedor, transformar ideias em oportunidades de negócios.
Algumas fontes de oportunidades são:
Mais do que criatividade ou inovação, nenhuma ideia é garantia de sucesso. O determinante principal do empreendimento é a estratégia empresarial.
Alguns critérios são usados para avaliar produtos e negócios na estratégia:
Porém, devemos lembrar que, o principal fator que o empreendedor precisa levar em conta é o mercado e o público-alvo do seu produto ou serviço.