ALERTA: Chuva volta forte neste início de semana com RISCO de enchentes

Alerta de novos temporais devem deixar moradores de alguns estados atentos. Veja a previsão do tempo para esta semana

Depois de um feriadão, a segunda-feira se impõe para milhões de trabalhadores de todas as regiões do país. E a semana que está se iniciando hoje não deverá ser das mais fáceis para muitos brasileiros. Segundo alertas de meteorologistas, os próximos dias chegam com forte possibilidade de temporais e de muito calor, a depender da região.

As chuvas do Sul

Assim como nas semanas anteriores, os riscos de tempestades estão concentrados na região sul do país. Há alerta de temporais no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. Em algumas localidades destes estados, o volume de chuva poderá ultrapassar as médias históricas de precipitação.

Existe risco de enchentes para estas localidades, sobretudo porque o solo está saturado com muita umidade, o que pode aumentar os riscos de inundações e deslizamentos na região. Quem mora em encostas, precisa procurar um outro lugar para ficar.

“Áreas de instabilidade já trazem chuva muito isolada da tarde para a noite neste domingo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas ainda não chove na maioria das localidades gaúchas e catarinenses. A instabilidade maior nos dois estados vai se dar amanhã (segunda) e na terça-feira”, disse a MetSul.

“A segunda e a terça terão chuva generalizada nos dois estados. As precipitações serão fortes a localmente torrenciais em diversas cidades. Os acumulados em alguns pontos podem superar os 50 mm em poucas horas, aumentando o risco de alagamentos e de inundações repentinas”, segue a agência.

ALERTA: Chuva volta forte neste início de semana com RISCO de enchentes
Desde o início do ano, dezenas morreram em decorrência das chuvas no RS. Imagen: Exército Brasileiro/Twitter

O Amazonas

A região Sul, no entanto, não é a única que causa preocupação neste momento. No Amazonas, por exemplo, há um temor sobre os efeitos da severa estiagem que atinge a maioria dos municípios desta unidade da federação. Neste sentido, também há uma preocupação com a formação de novos incêndios florestais.

E as projeções não são boas. Para esta semana, a previsão é de que a região Norte siga registrando altas temperaturas, quase sempre acima dos 30º C. Haverá chuva, mas de forma isolada e passageira.

Olho nas chuvas Sudeste

Na região Sudeste, as chuvas e os riscos de tempestades também estão no radar, a exemplo da previsão para a região. Neste caso, no entanto, o solo não está saturado, o que diminui um pouco as chances de enchentes e deslizamentos.

De toda forma, a previsão indica que o volume de chuvas no Sudeste é de 30mm nesta semana. O foco de atenção está mesmo na próxima quarta-feira (18), quando a frente fria que estava no Sul, vai chegar ao território paulista.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a chegada da frente fria vai causar impactos como

  • tempestades;
  • chuva de granizo;
  • ventos fortes acima de 40 km/h.

Calor no sul

No Sul, a semana vai começar do mesmo jeito que acabou. Muito calor e secura. Especialistas projetam que os próximos dias serão registrados índices muito baixos de qualidade do ar em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo.

O Centro-Oeste, vale lembrar, está sofrendo com os efeitos do calorão desde a chegada de uma massa de ar quente no Brasil há cerca de um mês.

Nordeste segue os passos

O calor forte também será a tônica no Nordeste nesta semana. A projeção é de poucas nuvens já a partir desta segunda-feira (16). Os termômetros poderão marcar máximas que variam entre 39º e 41º.

A falta de chuvas no Nordeste já vem prejudicando vários agricultores da região. O sol forte tem impacto negativo na semeadura das lavouras de primeira safra, muito em função do solo ressecado.

Resumo da previsão do tempo

Abaixo, você pode conferir um resumo da previsão do tempo para todas as regiões do país nesta semana.

  • Norte e Nordeste: muito calor e chuva isolada;
  • Centro-Oeste e Sudeste: forte calor e temporais e virada no tempo a partir de quarta-feira (18);
  • Sul: temporais e chuva volumosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.