Empregos: 9 passos para ser mais pontual no trabalho

Garanta uma maior eficiência e produtividade em seu dia a dia

Um profissional que deseja se desenvolver em sua carreira, deve buscar ser pontual no trabalho em seu dia a dia. Todavia, ao criar esse hábito, ele garante uma série de benefícios, como o fortalecimento de sua integridade frente a seu chefe e equipe, além de  mostrar uma maior confiabilidade, aumentando a sua autoconfiança.

Além disso, o trabalhador que chega sempre no horário, cumpre seus compromissos com uma maior facilidade. Ademais, o profissional pontual garante  um aumento de sua disciplina, ele demonstra uma maior empatia com seus colegas, se mostrando mais humilde e respeitando o próximo.

Como se pode ver, com uma boa organização,o profissional pode chegar na hora certa para bater ponto no serviço, para ir a reuniões, conversar com seu chefe, ou realizar um trabalho específico, com a colaboração de seus colegas. Em suma, ele também garante uma boa visibilidade frente aos clientes da organização.

O trabalhador que cumpre seus horários se mostra mais disponível, cumprindo o que foi combinado, de forma que ele garante uma imagem pessoal de confiança, capaz de realizar as tarefas requisitadas. Desse modo, ele se torna apto a gerenciar equipes e projetos da empresa. Veremos abaixo como ser mais pontual no trabalho:

1 – Tenha sempre um despertador em mãos

O despertador pode ajudar pessoas que têm dificuldade em acordar pela manhã. Com ele é possível criar o hábito de se levantar em um horário pré-determinado, todos os dias. Em síntese, você deve utilizar um rádio relógio, ou até mesmo um celular, garantindo que ele toque no tempo estabelecido.

2 – Organize as sua tarefas diárias

Você pode estabelecer um tempo determinado para realizar tarefas como tomar banho durante 15 minutos. Aliás, observe a duração de suas atividades rotineiras, tendo em mente as outras tarefas a serem realizadas. É preciso organizar seu horário de forma a poder fazer as obrigações com uma certa calma.

3 – Chegue 15 minutos mais cedo no trabalho

Uma boa dica para mudar seus hábitos e ser mais pontual é chegar no serviço com uma certa tranquilidade de horário. 15 minutos são suficientes para que você demonstre um maior compromisso frente a empresa onde atua. Dessa forma, há uma diminuição nos atrasos, obtendo um reconhecimento frente aos colegas e gestores da corporação onde atua.

4 – Se prepare para eventuais problemas

O trânsito ou a espera do transporte público podem atrasar a chegada à empresa. Antecipe qualquer problema relacionado ao caminho até onde trabalha. Você pode sair mais cedo, ou conferir em sites de notícia, ou mesmo em programas de jornalismo na TV, se há um engarrafamento nas ruas e avenidas.

5 – Durma cedo

Para ser pontual no trabalho, é importante que se durma cedo. Se você tem dificuldade para dormir, tente ficar longe de aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir para a cama. Procure se acalmar, relaxar, dessa maneira fica mais fácil cair no sono. Dessa maneira, você ganha uma maior motivação no dia seguinte e fica descansado para realizar o serviço com uma maior eficiência.

6 – Atrase seu relógio para chegar no horário

Uma boa estratégia para ser pontual é atrasar o seu relógio de 5 a 15 minutos. É uma maneira de se adiantar aos compromissos estabelecidos, garantindo que você chegue na hora, sem maiores problemas. É uma ótima dica, pois você ganha estes minutos na hora de participar de reuniões, ou no encontro com seus clientes.

7 – Prepare suas roupas para o dia seguinte

Antes de ir dormir é importante deixar suas roupas preparadas para o dia seguinte. Você fica mais ágil no período da manhã. Pode-se também deixar preparado o seu café, de forma a otimizar o seu tempo e chegar no serviço no horário certo com uma maior facilidade, sem se atrasar. 

8 – Tenha rotas alternativas para ser pontual no trabalho

Se você usa seu carro para ir trabalhar, é importante estabelecer algumas rotas alternativas que podem ser muito úteis no caso de um engarrafamento. Uma boa ideia é utilizar aplicativos de celular com GPS que informa como está o trânsito no local específico. Ele ainda mostra o tempo necessário até chegar à empresa.

9 – Estabeleça prioridades

É importante cumprir as tarefas urgentes em primeiro lugar, de forma a entregar o que precisa o quanto antes. Pode-se ter uma agenda, listando o que deve ser feito no dia e a prioridade de cada trabalho. Não deixe nada para depois, procure ser proativo e faça primeiro as atividades mais complexas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.