100 mil vagas para cursos online são abertas pela CAPES e UEMA (confira!)

Oportunidades são para todo o Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriram inscrições para mais de 100 mil vagas para cursos gratuitos online. Todavia, entre os destaques estão a Gestão Escolar de Educação Básica, Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos e Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

Os cursos à distância (EAD) oferecidos pelas instituições são destinados a professores, gestores escolares, estudantes do ensino básico, profissionais do serviço público e privado, além do público em geral. Aliás, o conteúdo dos cursos está disponível pela plataforma Eskada, junto com os formulários de inscrições.

Detalhes de alguns cursos

O curso de Gestão Escolar da educação Básica pretende instigar os educadores a compreender e a identificar agentes determinantes relacionados à gestão escolar em óticas históricas, conceituais, metodológicas, e legais. Ademais, a capacitação procura abrir uma discussão acerca do papel do gestor na estruturação dos espaços pedagógicos. São 60 horas de duração, à distância.

Já o curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos, tem como proposta a gamificação como estratégia para o ensino de vários conteúdos escolares, em busca de uma maior inclusão para estudantes com deficiência auditiva. Analogamente, o curso é a distância com cerca de 30 horas de duração.

Em relação ao curso de Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais, seu conteúdo contempla a perspectiva pedagógica histórico-crítica, além de fomentar o letramento digital de professores que trabalham com a alfabetização. Em síntese, as aulas são estruturadas em três módulos distintos, com uma duração de 60 horas.

Parceria de sucesso

A CAPES e a UEMA são parceiros desde 2020, em busca de realizar uma formação de professores com o objetivo de desenvolver inúmeras habilidades e competências relacionadas às tecnologias digitais, atuais e inovadoras. Dessa maneira, a instituição desde então tem oferecido inúmeros cursos gratuitos em diversas áreas de atuação.

São vários os frutos de tal associação, destacando o curso de Formação para Docência Digital em Rede. Em suma, esta capacitação profissional é fornecida por professores brasileiros e portugueses, e possui uma certificação dupla, aprovada pela UEMA e também pela Universidade Aberta de Portugal.

Veremos a seguir mais alguns cursos disponibilizados na plataforma Eskada:

1 – Cursos de Psicologia da educação

Este curso é direcionado para o estudo científico que a psicologia proporciona ao ser aplicada em conjunto com a educação. Ele trata do papel relacionado à formação dos professores em sua área de atuação. Todavia, ele tem uma duração de 60 horas, dividido em Psicologia e Psicologia da Educação, Os Processos de Desenvolvimento Humano, e Psicologia do Aprendizado.

2 – Desenho didático para o ensino on-line

Esta capacitação oferece aos estudantes, os aspectos básicos da estruturação do ensino mediado pela tecnologia. Ela contém várias discussões relacionadas entre as tecnologias digitais e a educação. Em conclusão, é um curso dividido em dois módulos, Planejamento e Medição, tendo um total de 50 horas.

3 – Como produzir vídeo-aulas

Este curso procura oferecer o desenvolvimento das competências básicas para a produção de vídeo aulas, dando a devida importância ao planejamento e na criação de roteiros para a criação de vídeos. Do mesmo modo, a capacitação se divide em duas unidades, com um total de 25 horas de duração.

4 – Mediação em EAD

Esta capacitação engloba os aspectos relacionados ao trabalho de tutoria a distância. Ela busca desenvolver no aluno, habilidades específicas, relacionadas ao trabalho de professor, e de tutor ao atuar no EAD. Enfim, são 30 horas de duração com temas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as Tics, e O Tutor como Mediador da Aprendizagem.

5 – Cursos de Multimeios em Educação

O curso trata das várias possibilidades que os multimeios apresentam para a produção de estratégias de educação em diferentes contextos. Aliás, ele possui os módulos Cibercultura e os Processos de Hibridização da Comunicação, Planejamento de Situações de Ensino e Aprendizagem Utilizando Diferentes tipos de Multimeios e Cenários de Ensino e Aprendizagem com uso de TDICS e Multimeios. Sua duração é de 60 horas.

As inscrições de todos os cursos da CAPES e UEMA são gratuitas e feitas através da plataforma Eskada. Após a conclusão da capacitação escolhida, o estudante terá o direito a uma certificação produzida pela própria plataforma de ensino à distância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.