Concurso Guarda: inscrições abertas para mais de 50 vagas em SP

Veja maiores esclarecimentos

Provas do concurso Guarda estão marcadas para maio

Com provas marcadas para maio, mais um concurso Guarda foi liberado e oferta ótimas oportunidades. Desta vez, as chances são para São Paulo.

Veja e se inscreva.

Concurso Guarda

As inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Carlos, localizada em São Paulo, já estão abertas, oferecendo um total de 53 vagas para a Guarda Municipal.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário preencher alguns requisitos básicos, como ter concluído o ensino médio, ter no mínimo 18 anos de idade na data da inscrição, além de atender às exigências de altura mínima e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A/B” válida, apta para conduzir veículos e motocicletas.

O salário do concurso Guarda oferecido para o cargo de Guarda Municipal é de R$ 3.102,00.

Sobre as fases do concurso Guarda

O processo seletivo do concurso GCM São Carlos será composto por seis etapas, que são:

  • Prova Objetiva: Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório.
  • Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física: Etapa eliminatória que avalia as condições físicas dos candidatos.
  • Avaliação Psicológica: Etapa eliminatória destinada a avaliar aspectos psicológicos dos candidatos.
  • Exames Médicos Específicos e Toxicológico: Esta etapa, de caráter eliminatório, visa verificar a saúde física e a ausência de substâncias proibidas nos candidatos.
  • Investigação Social e Comportamental: Etapa eliminatória que envolve a verificação de antecedentes e conduta social dos candidatos.
  • Curso de Formação Específica: Última etapa do processo seletivo, com caráter eliminatório, onde os candidatos aprovados passarão por um curso de formação voltado para as atividades da Guarda Municipal.
Concurso Guarda: inscrições abertas para mais de 50 vagas em SP
Concurso Guarda: inscrições abertas para mais de 50 vagas em SP. Imagem: Reprodução

Detalhes das fases

As inscrições para o concurso GCM São Carlos já estão abertas. A prova objetiva, com duração de 3 horas, será composta por 40 questões de múltipla escolha, distribuídas em diferentes disciplinas. Os candidatos precisam alcançar um mínimo de acertos em cada disciplina para serem considerados habilitados. A prova abordará temas como Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

A altura mínima é um requisito importante para o Teste de Aptidão Física. Candidatos que não atenderem a esse critério serão automaticamente eliminados do certame e não poderão realizar o teste físico. Portanto, é fundamental que os candidatos verifiquem se atendem a esse requisito antes de se inscreverem.

A distribuição das questões é a seguinte: Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (10 questões), Noções de Informática (4 questões) e Conhecimentos Específicos (16 questões). É necessário alcançar, no mínimo, 50% de acertos em cada disciplina de Língua Portuguesa, Matemática e Informática, além de 60% de acertos em Conhecimentos Específicos para ser considerado habilitado.

Portanto, antes de se inscreverem, os candidatos devem garantir que possuem a altura mínima exigida para o cargo. A não observância desse requisito resultará na eliminação automática do certame.

Como se inscrever

Os interessados poderão se inscrever até 18 de abril  da banca organizadora, Nosso Rumo, ao custo de R$ 64,37.

Atribuições do cargo

Confira algumas das atribuições do cargo:

  • Patrulhamento e Vigilância: Realizar rondas periódicas em áreas públicas, como praças, parques, escolas e outros locais de interesse, com o objetivo de prevenir a ocorrência de crimes e garantir a segurança dos cidadãos.
  • Atendimento e Orientação ao Público: Prestar assistência e orientações à população em situações diversas, como orientação de trânsito, auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outras formas de apoio à comunidade.
  • Fiscalização e Cumprimento da Lei: Garantir o cumprimento das leis municipais, estaduais e federais, aplicando medidas corretivas quando necessário e colaborando com outras autoridades de segurança pública.
  • Mediação de Conflitos: Intervir em situações de conflito e briga, buscando a resolução pacífica e evitando escaladas de violência.
  • Atuação em Eventos e Emergências: Prestar suporte em eventos públicos, como festivais, comícios e manifestações, garantindo a segurança dos participantes e a ordem pública. Além disso, atuar em situações de emergência, como desastres naturais e acidentes, colaborando com as equipes de resgate e salvamento.
  • Registro e Documentação: Elaborar relatórios e registros de ocorrências, documentando todas as atividades realizadas durante o serviço para fins de prestação de contas e análise de desempenho.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.