Os profissionais que sabem se comunicar de maneira assertiva no trabalho acabam por obter inúmeras vantagens, se destacando dos outros colaboradores da organização. De fato, ela é essencial para que haja um ambiente corporativo saudável, aumentando a produtividade e o engajamento de todos os envolvidos.
É importante que as empresas se atentem a importância desta soft skill e fomentar a comunicação assertiva com todos os seus funcionários. A princípio, vários problemas em uma organização se devem ao fato de que sua equipe não soube se comunicar de maneira eficiente, através de mensagens mal interpretadas.
A falha na comunicação não precisa ser apenas presencial, é muito comum que haja mal entendidos entre os funcionários da organização, com a utilização da tecnologia, através de e-mails e mensagens de conversas através de aplicativos de interação social. Aliás, conversas inadequadas podem gerar todo tipo de conflitos.
Para que o ambiente organizacional possa se desenvolver gerando um aumento da produtividade e eficiência de todos os colaboradores do empreendimento, é fundamental que se invista na comunicação assertiva em todos os setores do negócio, de forma que haja um ambiente harmônico e adequado.
A comunicação assertiva é baseada no respeito mútuo entre todas as partes envolvidas, o mensageiro e o ouvinte. Ademais, é importante se comunicar de forma clara, segura, de forma que não haja nenhuma dúvida ou erro de interpretação. O indicado é que haja um equilíbrio fugindo da agressividade no discurso proferido.
A pessoa que passa uma mensagem de forma assertiva deve ser transparente e objetiva, se comunicando de uma maneira que consiga expressar suas necessidades, observando o direito dos outros envolvidos. Deve-se falar com convicção e firmeza, no entanto, sem elevar seu tom de voz.
Normalmente quem possui a habilidade de se comunicar assertivamente articula bem as palavras. Quem se comunica dessa maneira, consegue ficar calmo mesmo em momentos de conflitos, tem empatia, se colocando no lugar da outra pessoa. O profissional passa uma imagem de liderança e de inteligência emocional.
A autoconfiança é um dos maiores benefícios da comunicação assertiva no trabalho. Através desta habilidade, o profissional consegue solucionar inúmeros problemas relacionados ao cotidiano corporativo. Para tal, ele precisa se comunicar honestamente, de forma aberta e honesta.
Podemos destacar benefícios como um sentimento positivo em relação a si mesmo e aos outros, desenvolvimento do respeito mútuo, melhora da auto estima, facilidade na conquista de metas e objetivos, redução da ansiedade e aumento da motivação, um ambiente corporativo harmonioso, entre outros.
A habilidade permite ao profissional se expressar de uma maneira mais eficiente através de sentimentos e opiniões, de uma maneira que suas necessidades e aspirações sejam entendidas por todos os colaboradores da empresa. A comunicação assertiva é prioritária para quem deseja se tornar um líder.
A comunicação assertiva é importante para que haja um relacionamento entre os trabalhadores da organização baseado no respeito entre os colegas e a liderança, e até mesmo com os clientes, fornecedores e parceiros da organização. É uma maneira de garantir a boa execução dos processos e operações do dia a dia do negócio.
Através da soft skill, o profissional se torna apto a gerenciar conflitos internos, buscando um trabalho em equipe onde os colaboradores do empreendimento se sintam livres e seguros para expressar suas opiniões e experiências. Dessa maneira, há uma melhor colaboração entre todos os funcionários.
Nas empresas assertivas, há um maior respeito, e compreensão, o ambiente é mais harmonioso e saudável, as equipes se tornam engajadas em suas tarefas, há uma otimização do tempo de trabalho, o fluxo de ideias se torna mais claro, há uma potencialização de resultados, e uma melhor resolução de conflitos.
Para se ter uma comunicação assertiva em uma empresa, é necessário conversar com objetividade, precisão, utilizar elementos de coesão. Além disso, deve-se ter empatia, respeito, coerência, desenvolver a escuta ativa, e procurar se motivar. Desse modo é possível se comunicar de forma que todos entendam.
O trabalhador que se comunica assertivamente deve observar seus gestos e postura corporal. Ele também deve se preocupar com sua entonação de voz e com seu vocabulário. É importante falar com autoridade e propriedade, demonstrando domínio e conhecimento do assunto.