Empreender no ramo de cuidado capilar pode ser muito vantajoso, mas exige muita atenção do empreendedor. Afinal, um erro básico no cabelo do cliente é problema para o investimento. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena empreender no nicho de cabelos, além de identificar os prós e os contras.
São muitas opções de investimento no nicho de cabelos, uma vez que ele pode estar aliado a outros serviços também. Normalmente, este tipo de negócio se relaciona com a abertura de um salão de beleza, que tem como base de serviço: o corte, a coloração e os tratamentos capilares, bem como a venda de produtos cosméticos para cabelos.
Mas, antes de abrir seu próprio negócio, ou investir em uma franquia de cabelos, você precisa saber os prós e os contras deste empreendimento.
Apresentaremos na sequência, os prós e os contras de se investir no nicho de cabelos:
Não é qualquer pessoa que consegue cortar o seu cabelo em casa, pois precisa ter conhecimento e ser expert no assunto. Assim, independente da crise financeira, a necessidade de cortar e tratar os cabelos é evidente.
Afinal, o cabelo é a identificação da pessoa e ninguém quer sair de casa com o cabelo cortado torto, com sinais de que faz coloração, ou falta de tratamento. Dá uma impressão ruim para as outras pessoas, parecendo até que você não se cuida.
Ao abrir um negócio no nicho de cabelos, é possível que você ofereça serviços de corte, coloração e tratamento para cabelos e, além disso, revenda produtos para tratamento em casa.
Juntamente com este serviço de cabelos, existe a possibilidade de expandir para ofertar serviços de manicure e pedicure, tratamentos de pele, serviços de estética, design de sobrancelhas, entre tantos outros.
Esta variedade de serviços oferecidos num salão de beleza é vantajosa, uma vez que, não existindo serviços numa área, é possível atender outras áreas e ainda revender produtos mais específicos de cada setor.
A grande demanda chega ao negócio durante o todo, pois todas as pessoas se preocupam com a sua aparência. Mesmo em momentos de crise, não deixam de investir nelas mesmas.
O público atendido é muito variado, podem ser homens, mulheres de diferentes idades e o público infantil.
Estas duas razões também são vantagens de se investir no nicho de cabelos: alta demanda e variedade de público para atendimento.
Os clientes que gostam dos serviços apresentados, se tornam fiéis a aquele salão de beleza para o cuidado com seus cabelos em específico.
Realize um trabalho de qualidade e com conhecimento, pois, assim, você vai conseguir fidelizar os seus clientes. Se o seu público gostar do trabalho, ele tem necessidade periódica de utilizá-los novamente. E como todos tem os seus produtos preferidos, terão também o profissional de cabelos de preferência, que pode ser você.
Uma opção de fidelização do cliente, é oferecer os combos de serviços com preços menores.
A concorrência no mercado de cabelos é grande e isso se torna uma desvantagem. Somente a qualidade dos serviços oferecidos pode se tornar o diferencial do seu salão de beleza diante da concorrência.
Além disso, é preciso ter como diferencial: cumprir o horário marcado, pois ninguém gosta de marcar um horário e ter que esperar para ser atendido. Outro ponto a considerar, é ter cuidado para que o salão não seja um local de fofoca, o que se conversa no salão, fica no salão.
O padrão de qualidade no nicho de cabelos somente é possível a partir de investimentos em conhecimento, cursos e treinamentos. Estar sempre “antenado” às tendências de cuidados capilares e conhecer o corte que é possível fazer com aquele cabelo em específico também é um padrão de qualidade.
Sempre que for pedido orientação, o cabeleireiro deve saber qual é o corte que mais combina com o tipo de rosto da cliente e as possibilidades. Nem sempre aquele cabelo da atriz da televisão ficará bem para o cliente.
Por fim, agora você tem a resposta da pergunta: Vale a pena investir no nicho de cabelos? Sim! Certamente vale muito a pena, mesmo que a competitividade seja acirrada, pois é totalmente possível que você tenha o seu diferencial para se destacar neste ramo de beleza.