Viabilização do Setor de Recursos Humanos

Múltiplas demandas de Recursos Humanos e as divisões das áreas

A área de Recursos Humanos de uma empresa possui várias demandas, haja vista que as ações da área de Recursos Humanos está diretamente ligada ao tamanho da empresa, porte, segmento e cultura.

Por isso, é fundamental que a gestão da empresa direcione as ações de Recursos Humanos de forma correta. Sendo assim, se possível, é importante que faça subdivisões da área. Como as divisões de Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, assim sucessivamente.

Terceirização das atividades e recursos viabilizados

Todavia, em empresas pequenas é muito comum que não haja pessoal para tantas demandas. Por isso, algumas atividades da área de RH acabam sendo terceirizadas.

Sendo assim, é importante que a gestão da empresa analise as suas reais necessidades. Assim, para que possa verificar qual necessidade deve ou não ser terceirizada.

Pequenas empresas e mudanças planejadas

É muito comum em pequenas empresas que direcionem as atividades de departamento pessoal para as contabilidades. Bem como, é comum que empresas contratem especialistas para atuar com treinamento e desenvolvimento.

No entanto, algumas ações que levam mais tempo. Por exemplo, planejamento de cargos e salários ou ações pertinentes à mudança de cultura. Sendo essas mais viabilizadas quando feitas internamente.

Assertividade e ações amparadas

Por isso, o papel direcionado à área de Recursos Humanos é totalmente inerente ao fluxo da empresa. No entanto, é interessante a gestão que analise a possibilidade de expandir essa área conforme a empresa cresce. Uma vez que é uma forma de organizar as demandas internas e garantir assertividade das ações futuras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.