Turnover – O Índice da Gestão de Pessoas

O que é o índice Turnover?

Turnover é um índice que se refere a rotatividade dos funcionários em uma empresa. Sendo um dos indicadores bases para ações do setor de Recursos Humanos.

Um ponto desafiador para a gestão de Recursos Humanos de uma empresa é identificar com exatidão o índice turnover da empresa, ao passo que possa adequar um índice aceitável.

Pontos particulares da empresa devem ser considerados

No entanto, esse índice diz respeito às características da empresa, segmento, cultura e gestão.

Há particularidades que devem ser consideradas para análise turnover. Por exemplo, em uma empresa que está sendo vendida ou agregada a um grupo, e natural que a empresa tenha um índice elevado de turnover. Não sendo esse o número de turnover comum em outras situações.

Reduzir demissões através de melhorias na gestão de pessoas

Caso o índice turnover esteja prejudicando a sua empresa, é importante que a empresa atue reduzindo o número de demissões, ao passo que diminui custos com verbas e outras demandas que se relacionam as finanças.

No entanto, reduzir o índice turnover pode ser um desafio para as empresas, haja vista que é importante ter controle sobre essas demandas.

Crescimento da empresa e retenção de talentos

Todavia, caso a empresa esteja tendo um número elevado de pedidos de demissões é um fator que pode ser analisado, trazendo melhorias para a gestão de pessoas.

A redução do índice de rotatividade contribui para o crescimento da empresa, bem como pode ajudar a criar estratégias que visam à retenção de talentos, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.