Tipos de remuneração

Conheça alguns tipos de remuneração que podem ser aplicados na sua empresa. Todavia, essa aplicação necessita de planejamento estratégico.

Quais são os diferentes tipos de remuneração?

Existem vários tipos de remuneração que podem ser implementados numa empresa. Uma vez que as remunerações podem variar de acordo com o segmento da empresa, sindicatos de classe e tamanho da empresa.

Gratificação por função

Esse tipo de gratificação geralmente é dado aos funcionários com cargos de confiança. São os cargos de liderança, que exigem gestão estratégica.

Muitas empresas colocam a gratificação funcional como meio de diferenciar os cargos, todavia, é importante que isso esteja alocado corretamente num plano de carreira.

Ações da empresa

No Brasil não temos essa cultura ainda quanto a essa variável nos tipos de remuneração. Entretanto, muitas multinacionais atuam dessa forma.

Funciona de uma forma muito simples, a empresa oferece uma participação nas ações ou quotas da empresa, e os funcionários recebem dividendos.

Se a empresa cresce no mercado, todos lucram

Entretanto, para isso a empresa precisa ser uma empresa de ações abertas.

É um fator motivacional, pois se a empresa cresce o funcionário obtém lucros.

Geralmente, é destinado a cargos de gestão, entretanto, a empresas que abrem esse benefício a todos os funcionários.

Habilidade

Há empresas que vinculam benefícios de acordo com a especialização do funcionário. Esse tipo de remuneração é chamado de gratificação por habilidade.

Em contrapartida, para que seja justa é importante que a empresa incentive os estudos de alguma forma.

Incentivo aos estudos

Esse incentivo pode ser feito por valores pagos por diretamente ao funcionário, por pagamento de boletos de faculdades ou outros cursos, ou ainda, por flexibilização de horários mediante a necessidade de assistir aulas.

Cada empresa se adapta conforme for viável, para que não haja problemas na operação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.